Começa nesta quarta-feira, em Fraiburgo, a 6ª edição do Rally Transcatarina, competição que terá como destino final a cidade de Jaraguá do Sul. Ao todo, 180 duplas de nove Estados brasileiros estarão disputando a prova que percorrerá 800 quilômetros e atravessará 21 cidades.

Continua depois da publicidade

Cinco duplas da região estão confirmadas no grid: Sidnei Brigido/ Jair Sperandio, Eduardo Schvambach/ Júlio Cesar Floriani e Evandro Aben/ Eduardo Felipe Finta, de Jaraguá do Sul; Carlos Brandenburg/ Elvis Bonatti, de Corupá; e Rafael Kienen/ Adriano de Aguiar, de Canoinhas.

O Transcatarina é divido nas categorias Super Master, Graduados, Júnior, Jeep, Adventure e Passeio, as duas últimas para quem quer apenas apreciar a natureza, sem o intuito de competir. Brigido e Sperandio irão participar pela primeira vez no rali na categoria Júnior. Para Brigido, que será o piloto da dupla, um rali de regularidade exige uma boa sintonia entre o piloto e o navegador. Conforme ele, o que vale é passar pelos postos de controles na hora, minuto, segundo e décimo de segundo ideais.

_ O objetivo é manter a regularidade e chegar nos pontos de controle na hora certa. Quem larga em último lugar tem chance igual ao que saiu em primeiro, desde que seja o mais regular _ explica.

Continua depois da publicidade

O primeiro desafio será um prólogo de 12 quilômetros. Ele ocorre na quarta-feira, às 15 horas, entre as plantações de maçã de uma propriedade particular. O prólogo definirá a posição de largada dos competidores. Na quinta-feira, a partir das 8 horas, as duplas seguem um roteiro que cruzará por mais de 21 cidades, com paradas durante os dias de provas em Timbó Grande, Canoinhas, Papanduva, Rio Negrinho e Corupá.

_ Cada dia de prova terá duração de aproximadamente seis horas. Teremos que enfrentar diversos tipos de terrenos e obstáculos. Confiança é elemento fundamental para enfrentar essa prova. Se o navegador mandar para entrar em um penhasco, eu vou _ brinca.

A dupla Brigido/ Sperandio participa do Transcatarina por ser uma competição conceituada a nível nacional e pela experiência de ter no currículo um evento como este.

Continua depois da publicidade

_ O Jair, meu navegador, é mais experiente e conhece as regiões que iremos passar. Mas tudo é surpresa porque ninguém conhece a rota que vamos fazer _ afirma.

Programação – 6º Rally Transcatarina

Quarta-feira

8 horas _ Abertura.

14 horas _ Largada promocional.

15 horas _ Prólogo em Fraiburgo.

Quinta-feira

A partir das 8 horas

Roteiro: Fraiburgo _ Timbó Grande – Canoinhas

Sexta-feira

A partir das 7h30

Roteiro: Canoinhas _ Papanduva _ Rio Negrinho

Sábado

A partir das 8 horas

Roteiro: Rio Negrinho _ Corupá _ Jaraguá do Sul

À noite: Premiação na Associação Baependi em Jaraguá do Sul