A Saúde de Joinville começa nesta quarta-feira a reduzir a fila de 1,7 mil pessoas com catarata. Até o fim do ano, a meta é chegar a mil cirurgias. Os procedimentos serão realizados no Hospital São José e seguem a ordem da fila do SUS. São pacientes que já passaram por um posto de saúde e foram encaminhados à cirurgia.

Continua depois da publicidade

Os pacientes já estão sendo chamados para programar o dia em que serão atendidos. Mais de 400 pessoas já estão com suas cirurgias agendadas.

O secretário da Saúde, Armando Pereira Dias Júnior, explica que o município está realizando a atualização cadastral dos pacientes.

– É importante que as pessoas que estão na fila atualizem as informações para que quem necessite da cirurgia não perca a vez por falta de dados em nosso sistema – adiantou Armando.

Continua depois da publicidade

A maior preocupação da Saúde agora é com o comparecimento dos pacientes.

– Apelamos às pessoas para que não faltem à cirurgia, pois assim estarão tirando o direito de outra pessoa – complementa.

Nas próximas semanas será intensificado também o atendimento em outras especialidades cirúrgicas onde há fila represada.

A doença

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem).

Continua depois da publicidade

O portador tem dificuldade para enxergar com nitidez. No início, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada.