Um novo passo para a reabertura da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, será dado nesta sexta-feira com o começo da montagem das seis gruas, responsáveis pela retirada das peças velhas e colocação das novas, principalmente das barras de olhal que seguram a estrutura. Os equipamentos vão mudar a imagem do cartão-postal da Capital catarinense e simbolizam a última parte da reforma, que é a restauração propriamente dita.
Continua depois da publicidade
Veja aqui o passo a passa da obra e como ficará a ponte nos próximo dias
Até agora, as obras tiveram o objetivo de criar uma base de sustentação no vão central, a fase conhecida como Ponte Segura. O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) prevê a liberação da estrutura em 5 de outubro de 2018, 36 anos depois da primeira interdição.Amplamente questionada por seus constantes atrasos, a etapa final de recuperação da ponte está condicionada a um cronograma que prevê cada passo dos 30 meses da obra.
Em meio a histórias e polêmicas, ponte Hercílio Luz completa 90 anos
Continua depois da publicidade
Assinada no dia 18 de abril, a ordem de serviço impõe à construtora Teixeira Duarte, de Portugal, o cumprimento dos prazos e estabelece a data de 18 de outubro de 2018 para conclusão completa dos trabalhos. Os portugueses foram contratados por R$ 262,9 milhões com dispensa de licitação, sob o argumento de que se trata de uma obra emergencial que precisa ser feita por uma empreiteira especializada.
Antes não previstas pelo Consórcio Monumento Florianópolis, que em 2014 teve o contrato rompido pelo governo catarinense, as gruas foram projetadas pela RMG Engenharia, de Minas Gerais, que fez mudanças no projeto da recuperação depois que houve a mudança na construtora responsável pela obra. Antes, um pequeno equipamento com rodas ia deslizar por cabos para levar cada peça. A alteração, de acordo com o Deinfra, economizou um ano de trabalho.
Governador Raimundo Colombo assina contrato para etapa final da reforma
Desde o começo do mês, a RMG passou a fiscalizar os trabalhos da Teixeira Duarte depois de assinar contrato com o Estado. Nesta etapa, efetivamente, ocorrerá a reforma na estrutura. Até o começo deste ano, a Empa, subsidiária da Teixeira Duarte, concluiu as bases de sustentação na Ponte Segura. Dependendo da dilatação térmica, em alguns dias o vão central fica totalmente apoiado na nova base provisoriamente.
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias sobre a Ponte Hercílio Luz
– Se arrebentar mais uma barra de olhal, hoje o vão central fica apoiado. Não podia ter uma aceleração na queda, o que tinha risco antes. A base vem a atender o item mais importante da análise de risco para sair dessa emergência – explica Wenceslau Diotallévy, engenheiro do Deinfra responsável pela obra.
Em abril de 2017, quando ocorrer a ação considerada a mais importante da recuperação, que é a transferência de carga da ponte das barras de olhal para a sustentação provisória, a base vai sustentar 54 macacos que elevarão o vão central em 55 centímetros.
Contrato para recuperação da ponte Hercílio Luz está em análise no TCE
Comissão acompanha obra
Criada em 2011 originalmente, a comissão de acompanhamento da reforma da ponte, formada por entidades civis organizadas, passou a funcionar efetivamente após o início do contrato com a Teixeira Duarte, quando o modelo foi reorganizado. Duas reuniões já foram feitas. Integrante do grupo como representante da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), Roberto de Oliveira relata um otimismo da entidade em relação ao prosseguimento da obra, que se arrasta pelos últimos anos:
Continua depois da publicidade
– Estamos otimistas em relação à continuidade da obra. Finalmente, é ter a confiabilidade de que a ponte não vai cair.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina (Crea-SC), Carlos Alberto Kita Xavier, afirma que a entidade hoje vê como tecnicamente viável a recuperação. Mesmo diante da desconfiança de parte da população, que passou a questionar a reforma, o engenheiro do Deinfra garante que a atual etapa será concluída.
Veja aqui o passo a passo da obra e como ficará a ponte nos próximo dias