O céu de Jaraguá do Sul volta a ficar colorido, de hoje até domingo, com o 2º Festival Marisol de Balonismo e o Festival de Voo Livre. A abertura oficial do evento ocorrerá às 16 horas, com voos demonstrativos em frente à Marisol. Ainda hoje, ocorre o Nigth Glow, um show com balões iluminados, que ficarão fixos no chão e serão acesos em frente ao público, às 20 horas, no Estádio João Marcatto.
Continua depois da publicidade
Durante dois dias, os competidores irão participar das provas do festival. No sábado e no domingo, os balonistas começam a voar a partir fim da tarde, a partir das 17 horas. Eles têm o objetivo de acertar alvos da prova. Um dos alvos será a Arena Jaraguá.
– Não sabemos o roteiro que temos de fazer. Temos que achar a melhor posição do vento para nos guiar até o alvo. – explica o piloto Milton Lima, que irá participar pela segunda vez da competição.
Paralelamente aos voos de balões, também ocorrerá o Festival de Voo Livre, com modalidades variadas de parapente e a participação de 50 atletas.
Continua depois da publicidade
Como funciona um balão
Os balões são compostos por quatro partes: o cesto, os cilindros, o maçarico e o envelope.
O cesto é a base do balão de ar quente e é onde são acomodados os passageiros. Feito de um material leve, o vime, o cesto pode ter várias formas e tamanhos. Nos balões de passeio, comporta até dez pessoas. Já os de competições, são feitos apenas para dois passageiros, o piloto e o navegador.
O maçarico e os cilindros fazem parte dos queimadores de gás. Ao todo, são quatro cilindros que soltam o gás propano, que é queimado pela chama do maçarico. Segundo o organizador do evento, Fabio Trisotto, os balões podem voar até três horas, mas, geralmente, voam duas horas para encontrar um lugar seguro para o pouso. Na competição, os pilotos irão ficar no ar por uma hora e meia.
Envelope é o nome dado à parte superior, o que forma o balão. Este tecido de extrema leveza e de elevada resistência ao calor, pode levar uma camada extra de silicone para dar maior resistência. É o envelope que recebe o ar mais quente ou mais frio, fazendo com que o balão suba ou desça, respectivamente. Segundo Trisotto, o envelope é constituído por vários gomos. O envelope mede de 23 a 25 metros.
Continua depois da publicidade