Foi dada a largada para as etapas estaduais dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) e dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) em São Miguel do Oeste. A cidade está movimentada desde a quarta-feira, com a organização e chegada dos atletas e paratletas. Nesta sexta-feira, além do início de algumas modalidades dos Jesc, a noite foi reservada para a abertura oficial dos Jogos. A área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel recebeu milhares de pessoas que participam das competições.

Continua depois da publicidade

A pira olímpica foi acesa pelo atleta de tênis, João Vitor Carniel Toffoli, de apenas 9 anos, mas que já tem um extenso currículo com dezenas de medalhas e troféus. O compromisso dos atletas em participar dos jogos com honra, respeito e lealdade foi firmado com o juramento conduzido pelo atleta do judô, Daniel da Silva.

O presidente da Fesporte, Milton Cunha, agradeceu a recepção do município de São Miguel do Oeste e lembrou que os participantes dos Jesc e Parajesc são a base do esporte de Santa Catarina.

– Já estamos com as passagens compradas para os Jogos nacionais, tendo a certeza de que o Estado será muito bem representado pelos vencedores desta etapa estadual – afirmou.

Continua depois da publicidade

As modalidades de atletismo, basquetebol, badminton, ciclismo, futsal, judô, handebol, voleibol, tênis de mesa e xadrez estão na programação dos Jesc. Já nos Parajesc os atletas com deficiência intelectual (DI), visual (DV) e física (DF) competem no atletismo, goalball, futebol 7 e tênis de mesa. Os Jesc reúnem até domingo cerca de 1.350 atletas de 48 escolas.

Os campeões de cada modalidade irão representar Santa Catarina na etapa nacional dos jogos escolares, que acontece entre os dias 20 e 29 de setembro, em João Pessoa (PB). Já os Parajesc têm a participação de 250 atletas de 12 a 17 anos de 48 escolas.