Desde o leilão da concessão Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, em 17 de março deste ano, a Zurich Airports, vencedora da disputa, se prepara para assumir a gestão da estrutura. Neste período, os suíços vieram pelo menos três vezes à cidade para se reunir com empresários e autoridades. Tudo isso faz parte dos trâmites preliminares antes da assinatura oficial do contrato com o governo federal, marcada para 27 de julho. Quatro dias depois, em 1º de agosto, inicia-se definitivamente a fase de transição da gestão da Infraero para a Zurich.
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Atualmente os suíços estão na etapa preliminar para a criação da nova empresa concessionária. Segundo o diretor de operações internacionais da Zurich, Martin Schmidli, foi formada uma equipe de transição que vai atuar nesta fase, além de cumprir os pré-requisitos antes da assinatura do contrato de concessão. Os trabalhos da Infraero seguem até 31 de dezembro deste ano. A partir de 1º de janeiro de 2018, os suíços passam a ser responsáveis pelo Hercílio Luz.
Sede dentro do próprio Aeroporto Hercílio Luz
Nos próximos dias, a empresa terá um escritório dentro do próprio aeroporto. Prédios na região do Campeche e no Centro também foram avaliados para receberem a sede do grupo em Florianópolis.
— Dentro das próximas semanas a Zurich Airport vai nomear a gestão local da nova concessionária. Ao lado de dois ou três gerentes da Zurich, funcionários serão recrutados no Brasil. O processo para a contratação de novos funcionários vai começar assim que a gestão estiver definida — detalha Schmidli.
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Antes mesmo de assumir a administração do aeroporto, os suíços já iniciaram o planejamento da nova infraestrutura do local. Dentro desse projeto estão o novo terminal de passageiros, a área de estacionamento para aeronaves, entre outros setores. Todos são exigidos pelo contrato de concessão. Até o atual terminal de passageiros deve passar por reformas, segundo o diretor.
— As obras estão previstas para começar no início de 2018. Também serão feitas melhorias no terminal de passageiros existente que permanecerá em operação até o final de 2019.
Zurich opera Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte
O único aeroporto brasileiro onde os suíços atualmente gerenciam é o de Confins, em Belo Horizonte (MG). Lá eles detém 12,6% da concessionária Aeroporto BH. Formalmente, conforme Schmidli, a Zurich é a operadora da estrutura.
— Especialistas da Zurich estão apoiando a organização do Aeroporto de Belo Horizonte em diversas áreas da gestão aeroportuária, considerando que os funcionários do Aeroporto de BH estão recebendo treinamento no aeroporto de Zurique.
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A Zurich tem cerca de 1.600 funcionários em quatro áreas de negócios. A empresa concentra-se nas suas atividades principais: operador aeroportuário nacional e internacional, exploração dos centros comerciais nas áreas de terra e ar, bem como gestão orientada para o rendimento e desenvolvimento de imóveis em Zurique.
Investimentos no Aeroporto Hercílio Luz serão de quase R$ 1 bilhão
No Estudo de Viabilidade que baseou a cessão da estrutura para a iniciativa privada, feito por um consórcio comandado pelo escritório Moysés e Pires Sociedade de Advogados, de São Paulo, há previsão da aplicação de R$ 618 milhões em recursos nos primeiros dois anos. Ou seja, depois que assumir a administração do aeroporto, a concessionária precisará aplicar até 2019 dois terços dos R$ 988 milhões que o estudo aponta como necessários para investimentos até 2047, quando termina o contrato de 30 anos.
No mesmo certame de 17 de março também foram leiloados os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Fortaleza. A empresa alemã Fraport levou os terminais da capital da gaúcha e da capital cearense. A francesa Vinci, que também queria Florianópolis, ficou com Salvador. Ao todo, o governo irá arrecadar R$ 3,72 bilhões com as outorgas.