A contagem regressiva para as férias escolares começou. Na rede municipal de Jaraguá do Sul, os alunos e os professores terão descanso a partir do dia 20 deste mês. Já na rede estadual, as 31 escolas do Vale do Itapocu irão decidir individualmente seus calendários por causa da greve dos professores no primeiro semestre de 2015.

Continua depois da publicidade

Os estudantes do ensino fundamental municipal descansam até o dia 4 de agosto. Segundo a diretora de ensino fundamental, Marcilene Campregher, os professores voltam dois dias antes para passarem pela última etapa de capacitação do ano. A administração das escolas continua funcionando durante o período de férias.

– Os professores têm direito a 45 dias de férias. No meio do ano, é comum no nosso calendário folgarem cerca de 15 dias em julho e o restante em dezembro – explica Marcilene.

A rede de educação infantil trabalhará em regime normal para alunos dos berçários. Já os alunos do pré-1 e do pré-2 entrarão de férias com os professores, conforme explica a diretora de educação infantil Graciosa Otilia Fock.

Continua depois da publicidade

– Alguns pais conseguem programar as férias para o recesso escolar. Mas para aqueles pais que não têm condições, os centros infantis continuarão abertos. Fizemos uma listagem e a maioria dos centros continuará aberta nesses 15 dias. Os alunos a partir de quatro anos não terão alternativas: ocorrerão as férias deles com os professores – afirma.

Na rede estadual, o calendário previa férias de 20 a 31 de julho, mas, com a greve dos professores, as escolas catarinenses terão que repor as aulas. Das 31 escolas estaduais do Vale do Itapocu, 26 farão reposição de aula nas duas semanas de recesso. Cinco escolas – Erich Gruetzmacher, de Jaraguá do Sul; Felipe Mank e General Rodon, de Massaranduba; Almirante Tamandaré e São José de Guaramirim – terão reposição de aula na primeira semana, do dia 20 a 24, e a segunda semana, de 27 a 31, será de férias.