A busca pela vacina contra o sarampo ainda era tímida na manhã desta segunda-feira (18) em Florianópolis nos postos de saúde da Trindade e da Prainha. A segunda etapa da campanha nacional começou nesta manhã, com o foco na população jovem, com idades entre 20 e 29 anos. A expectativa é de que o movimento aumente no início da tarde, quando muitos saem do trabalho ou fazem intervalo de almoço.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, há 94 casos confirmados da doença, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), 23 deles na capital. A expectativa do Ministério da Saúde é de que ao menos 420 mil pessoas sejam imunizadas no estado até o fim da campanha, em 30 de novembro. Em Florianópolis, a maioria dos postos tem atendimento das 7h às 17h.

Sávio foi se vacinar antes de viajar
Sávio foi se vacinar antes de viajar (Foto: Juliana Gomes/CBN Diário)

Prevenção

Dos 94 casos registrados no estado, 41 estão na faixa etária da campanha. Esta parcela da população é a que mais circula em ambientes com grande público e, portanto, fica mais exposta ao risco de contágio.

Com viagem marcada para São Paulo, Sávio Brito, de 24 anos, foi até o posto de saúde da Trindade nesta manhã para se vacinar.

Continua depois da publicidade

– Eu viajo em janeiro, então tive que vir para cá para me prevenir – explicar.

Conforme a secretaria municipal de saúde, para se vacinar, basta apresentar um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, se tiver.

Sem carteira de vacinação, Felipe não lembrava se tinha sido imunizado
Sem carteira de vacinação, Felipe não lembrava se tinha sido imunizado (Foto: Juliana Gomes/ CBN Diário)

Sem saber se tinha recebido a vacina, Felipe Cruz, de 23 anos, recebeu a imunização nesta manhã na Trindade.

– Perdi minha caderneta de vacinação já faz uns anos e, por algum motivo, não tem registro algum no sistema da prefeitura. Na dúvida, a gente vem conferir – afirmou.

Todos os públicos

Embora a campanha tenha como foco a vacinação de jovens, pacientes de outras faixas etárias também podem procurar as unidades de saúde para imunização.

Continua depois da publicidade

Para evitar contratempos no futuro, Larissa Muller levou a filha de poucos meses para receber a vacina.

– Ela tem seis meses e vai receber a primeira dose. Eu não esperei passar um dia. Ela completou o sexto mês e eu trouxe no primeiro dia que pude. Não deixo de dar vacina nunca. Lá em casa todas as crianças estão vacinadas – contou.

Larissa levou a filha de seis meses para receber a vacina
Larissa levou a filha de seis meses para receber a vacina (Foto: Juliana Gomes/CBN Diário)

Precisam tomar a vacina contra sarampo bebês entre seis e 11 meses, que recebem a dose zero; as crianças com um ano, que recebem a dose um; com um ano e três meses, que tomam a dose dois, e última dose, por toda a vida.

Quem não sabe se está imunizado atualiza a situação vacinal de acordo com a faixa etária. De 20 a 29 anos, a pessoa recebe duas doses e de 29 a 39 anos, uma dose.

Continua depois da publicidade

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são febre, tosse, coriza, manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. A Dive alerta que, ao perceber os primeiros sintomas, a população procure atendimento o quanto antes.

Uma pessoa pode transmitir a doença para até 18. A única forma de se prevenir é com a vacinação.

Leia também

​Sarampo: sintomas, tratamento e quem deve tomar a vacina​

​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.