Milhares de cidadãos foram às urnas de forma facultativa neste domingo (6) para escolher os novos conselheiros tutelares na gestão 2020 a 2024. Em Joinville, a eleição contou com participação de 80 candidatos para 15 vagas. A votação começou às 8 horas e se concentrou na Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, no Bucarein, até às 17 horas.

Continua depois da publicidade

Nesta noite é feita a contagem dos votos nas 53 sessões abertas para o pleito em Joinville. Até por volta das 19h30, um total de 18 sessões já haviam tido seus votos computados. A apuração total deve ser encerrada por volta das 21 horas deste domingo. Os números ainda não foram fechados, mas o secretário de Assistência Social, Vagner Oliveira, estimativa que cerca de 10 a 12 mil eleitores foram as urnas em Joinville.

Além do exercício de cidadania, a participação na escolha do novo conselho é importante porque coloca a comunidade a par da garantia e defesa dos direitos da criança. Todo o processo eleitoral é fiscalizado pelo Ministério Público.

Ao final da contagem deve ser divulgado um boletim com o resultado preliminar da votação. No entanto, o resultado oficial deve vir posteriormente, porque ainda será necessário aguardar questões previstas no pleito, como a possibilidade de pedidos de vistas, mandados de segurança ou mesmo impugnações de candidaturas.

Como foi a votação em Joinville

Ao todo foram utilizadas 53 urnas, além de 11 reservas, que não precisaram ser utilizadas. O movimento foi intenso durante todo o dia de votação em Joinville, mas não houve ocorrência de filas ou falhas nos equipamentos, o que não atrasou o processo eleitoral. Segundo a comissão eleitoral, houveram denúncias de rotina de supostas irregulares, mas nenhum caso ainda foi confirmado.

Continua depois da publicidade

Conforme o secretário Vagner Oliveira, dentre os casos em que as denúncias serão apuradas pela Comissão Especial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), está o transporte irregular de eleitores.

—Acompanhei a votação durante todo o dia e teve uma boa aceitação, todavia, o que fugiu do normal foram algumas situações relacionadas ao transporte de eleitores. Como numa eleição comum, entre aspas, para vereadores, a eleição de Conselho Tutelar também segue as mesmas regras e infelizmente nos deparamos com transporte de eleitor por meio de ônibus. Não foi só um caso que nós flagramos e essas denúncias serão devidamente apuradas — aponta o secretário.

Conheça a área de abrangência das três unidades do Conselho Tutelar de Joinville a partir de 10 de janeiro:

Conselho Tutelar 1 (5 conselheiros): Morro do Meio, Vila Nova, São Marcos, Nova Brasília, Santa Catarina, Profipo, Itinga, Boehmerwald, Floresta, Itaum, Anita Garibaldi, Atiradores, Glória, Costa e Silva, América, Santo Antônio;

Continua depois da publicidade

Conselho Tutelar 2 (5 conselheiros): Bucarein, Guanabara, Fátima, Adhemar Garcia, Ulysses Guimarães, Paranaguamirim, Jarivatuba, Petrópolis, João Costa, Parque Guarani;

Conselho Tutelar 3 (5 conselheiros): Rio Bonito, Dona Francisca, Pirabeiraba, Zona Industrial Norte, Jardim Sofia, Jardim Paraíso, Vila Cubatão, Aventureiro, Bom Retiro, Saguaçu, Centro, Iririú, Jardim Iririú, Comasa, Espinheiros, Zona Industrial Tupy, Boa Vista;

​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC