A chegada do navio Grand Mistral ao píer de Porto Belo, vindo de Santos, abriu nesta quinta-feira a temporada de cruzeiros na região. O município deve receber 43 transatlânticos e cerca de 100 mil passageiros este ano. Nesta sexta-feira é a vez de Itajaí receber o primeiro cruzeiro da temporada, com a atracação do navio Aidacara, que trará pouco mais de mil passageiros _ a maioria, de nacionalidade alemã.
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Itajaí terá ao todo 34 paradas de transatlânticos, operados pelos armadores Aida Cruises, Ibero Cruzeiros e Pullmantur Cruises. São 10 escalas a mais do que em 2011, e 17,4 mil passageiros além do que foi registrado na temporada passada.
Os passageiros que chegarem à cidade serão recepcionados no Píer Turístico com artesanato e música, mas terão que se contentar com menos atrativos do que nas temporadas anteriores. Desta vez, o município não investiu em locais próprios para a recepção dos turistas.
Os contêineres-restaurantes que foram frequentados pelos passageiros no ano passado, junto à Praça Guilherme Asseburg, faziam parte da estrutura da Volvo Ocean Race e não foram mantidos. As réplicas dos casarões antigos, que decoraram a área ao redor da praça em anos anteriores, também não foi reeditada porque o proprietário não poderia ceder o terreno.
_ Os turistas poderão frequentar outros espaços, como os restaurantes da Beira-Rio _ diz a secretária Municipal de Turismo, Maria Valdete Campos.
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Outra atração é um novo roteiro pelo Centro histórico da cidade, para ser feito a pé. O trecho foi testado no ano passado, e agora passa a ser atrativo oficial. Esta será a primeira vez que Porto Belo receberá uma embarcação de bandeira francesa. O iate de luxo de longo percurso L’ Austral trará 264 passageiros à cidade.
Hoje, a nacionalização dos navios que chegam a Porto Belo é feita geralmente no Porto de Imbituba, o que atrasa os cruzeiros em algumas horas. De acordo com Jaques, parte dos armadores escolhe outros destinos em função da demora.
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O município aguarda desde o ano passado a instalação de um posto de alfandegamento. O processo corre na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).