Aos poucos, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, começa a retomar sua aparência original. Os trabalhos para retirar as bases provisórias, que no momento sustentam a estrutura, tiveram início às 22h35min desta segunda-feira (3). A etapa é considerada decisiva para o projeto de restauração do cartão-postal.
Continua depois da publicidade
A operação, que seguirá nas próximas três noites, está rebaixando a estrutura – que foi elevada em 2017 . A expectativa é de que, ao final da etapa, a ponte seja rebaixada em até 80 centímetros, em sua parte central, e com isso 80% do peso passará a ser sustentado pela própria ponte.
Para que isso seja possível, foram substituídos 68 cabos pendurais e 360 barras de olhal – que mantêm a ponte elevada. O trabalho de transferência de carga é realizado por 54 macacos com bombas hidráulicas, controladas por computador de uma base de comando localizada no canteiro de obras.
— Com esse trabalho toda a estrutura vai voltar a ser sustentada pelas barras da própria ponte. A gente vai elevá-la um pouco, para poder tirar os calços dos macacos, e automaticamente toda essa carga vai voltar aos olhais — explica o engenheiro do Deinfra José Abel da Silva, responsável pela obra.
Após a conclusão dessa etapa, parte das estruturas metálicas utilizadas nas obras será retirada, o que fará com a que a Ponte Hercílio Luz comece a recuperar a aparência que sempre teve, com destaque para as duas torres originais. A intenção é que isso aconteça nos próximos 15 dias. Depois, o vão central vai começar a receber o piso, com placas de aço.
Continua depois da publicidade
Ao contrário da transferência de carga ocorrida em 2017, desta vez não houve interrupções no trânsito. Esta etapa foi considerada mais simples, pois a maior parte da estrutura da ponte foi trocada e está nova. Apenas o canal marítimo abaixo da ponte ficou fechado durante a operação, o que se repetirá nas próximas noites. Em caso de chuva e vento fortes, por questão de segurança, o serviço será adiado.
Governador mantém prazo para entrega da obra
Responsável por apertar o botão de alarme que deu início aos trabalhos na operação de ontem, o governador Carlos Moisés disse que os recursos para a conclusão da obra estão garantidos e voltou a afirmar que a intenção é liberá-la até o dia 30 de dezembro deste ano.
— O governo está fazendo a sua parte no que diz respeito a separar os valores, cumprir o contrato. A empresa também está fazendo a sua parte. A certeza é de que é possível chegar ao final desse ano com a obra pronta. Essa é a projeção. É claro que temos um ano com previsão de chuva acima da média, o que pode alterar o cronograma, mas está tudo bem encaminhado pra terminarmos um processo histórico este ano com a entrega da ponte — afirmou o governador.
Cartão-postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz foi a primeira a ser construída para ligar a Ilha à parte continental da cidade, e está fechada desde 1991.
Continua depois da publicidade