Começou por volta de 22h15min desta segunda-feira (3) a operação que fará com que a Ponte Hercílio Luz , em Florianópolis, volte a se sustentar sozinha. O trabalho, que deve ser realizado ao longo de quatro noites consecutivas, é considerado decisivo para o projeto de restauração do cartão-postal.

Continua depois da publicidade

Desde 2017, quando foi elevada em 1,80 m, a ponte está apoiada sobre suportes provisórios. Agora, com a operação de transferência de carga, ela será rebaixada em 80 centímetros e passará a sustentar 80% do peso em sua própria estrutura – o que equivale a aproximadamente 2 mil toneladas.

Para que isso seja possível, foram substituídos 68 cabos e 360 barras de olhal – que mantêm a ponte elevada. O trabalho de transferência de carga será realizado por 54 macacos com bombas hidráulicas, controladas por computador.

Ao contrário da transferência ocorrida em 2017, desta vez não haverá interrupções no trânsito. Apenas o canal marítimo abaixo da ponte ficará fechado durante a operação. Em caso de chuva e vento fortes, o serviço será adiado. A mudança na posição da ponte será imperceptível, uma vez que a troca de sustentação implica na movimentação de milímetros.

Previsão de entrega até o final do ano

O governo do Estado espera liberar o tráfego na Ponte Hercílio Luz em 30 de dezembro deste ano. A data foi repassada pela construtora responsável pela restauração da estrutura.

Continua depois da publicidade

Cartão-postal catarinense, a Ponte Hercílio Luz foi a primeira a ser construída para ligar a Ilha de Florianópolis à parte continental da cidade e está fechada desde 1991.