A prefeitura de Florianópolis informou que começou nesta terça-feira (17) a obra da primeira etapa do projeto viário e urbanístico do entorno da Ponte Hercílio Luz. Neste primeiro momento, está sendo feita a drenagem do local. Nesta primeira etapa serão investidos R$ 3.238.854,22.

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Segundo a prefeitura, as obras buscam melhorar o sistema viário de acesso à ponte tanto no lado da Ilha quanto no do Continente. Ao todo, sete vias públicas municipais do Centro e três do Estreito terão suas estruturas modificadas a fim de possibilitar alterações de trânsito.

No caso da Alameda Adolfo Konder (que vai da ponte até a Rua Hoepcke) e da Rua Jornalista Assis Chateaubriand (que liga a ponte até a Rua Felipe Schmidt), no Centro, as obras vão ocorrer em todas as suas extensões.

Na Praça José Mauro da Costa Ortiga e demais vias afetadas, a Rua Felipe Schmidt, Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar Norte), Rua Arno Hoeschl, Rua Almirante Lamego e Rua Pedro Ivo, também no Centro, e na Rua Quatorze de Julho, Avenida Ivo Silveira e Rua Fúlvio Aducci, no Estreito, apenas em alguns trechos.

Na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, será feito um boulevard, com a elevação da pista com pavimento em blocos intertravados, ou paver, no nível do passeio; reformulado o desenho da Praça José Mauro da Costa Ortiga, na confluência da Rua Felipe Schmidt com a Rua Jornalista Assis Chateaubriand, configurando uma rótula, e ampliado o sistema cicloviário (composto por ciclovias e ciclofaixas).

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O boulevard com pista elevada englobará toda a Alameda Adolfo Konder e parte da Rua Jornalista Assis Chateaubriand. Tudo isso, para propiciar mais conforto e segurança para ciclistas, pedestres e ônibus que trafeguem tanto em direção ao Terminal Integrado do Centro (Ticen) quanto à Beira-Mar Norte.

Para facilitar o deslocamento dos ônibus entre a Ponte Hercílio Luz e o Ticen, aliás, será feita ainda melhoria no raio de acesso entre a Rua Francisco Tolentino e a Rua Pedro Ivo, viabilizando o giro do transporte coletivo para a entrada no terminal. Já o trajeto dos ônibus provenientes da ponte com destino à Beira-Mar Norte se dará pela Rua Jornalista Assis Chateaubriand seguida da Rua Felipe Schmidt.

A obra prevê ainda um sistema cicloviário, com implantação de ciclovia ao longo de toda a Alameda Adolfo Konder, e Rua Jornalista Assis Chateaubriand no trecho da Rua Felipe Schmidt para a Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, bem como na própria Beira-Mar Norte, passando por dentro dos bolsões de estacionamento, até a Rua Arno Hoeschl. Lembrando que a Rua Almirante Lamego já tem ciclofaixa.

Continente

Na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz será criado uma interseção entre a saída da ponte, a Rua Quatorze de Julho, a Avenida Ivo Silveira e a Rua Fúlvio Aducci, de modo a organizar o fluxo de ônibus e outros veículos no entorno da entrada e saída da ligação com a Ilha. Também será feito um boulevard com pista elevada na alça que liga a Ponte Hercílio Luz com a Avenida Ivo Silveira, passando pelo viaduto sobre a Rua Fúlvio Aducci, que passará por reforço e ampliação de sua estrutura.

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E mais: dentro da área do boulevard, antes do entroncamento com a Rua General Eurico Gaspar Dutra, foi previsto dois locais para parada de ônibus, um destinado aos veículos urbanos, e o outro, para os de turismo.

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