Foi dada a largada para mais uma edição da Maratona Caixa de Santa Catarina, em Florianópolis. Serão 2,2 mil participantes entre as provas de 5, 10 e a medida oficial de 42,195 quilômetros.

Continua depois da publicidade

> Maratona de SC une experiências e inspira nos 42, 10 ou 5 quilômetros

> Campeão Adriano Bastos chega para defender título da Maratona SC

A movimentação pelas ruas da capital começou às 7h10, com a largada, em frente à Passarela do Samba Nego Quirido, dos cadeirantes, seguidos pela elite feminina, elite masculina e pelotão geral que percorrerão os 42 km. Às 8h30, foio momento dos corredores com metas um pouco menos pretensiosas unirem forças para encararem 5 ou 10 quilômetros.

Continua depois da publicidade

O percurso é quase todo na beira do mar, com um visual bem conhecido pelos moradores da ilha. Os primeiros quilômetros passam pela Via Expressa Sul, onde os corredores fazem o contorno no Trevo da Seta e voltam em direção ao centro, para depois seguirem até a UFSC pela Av. Beira-Mar Norte. Até aí foram 22 km. Os maratonistas ainda repetem a passagem pelo Trevo da Seta para cruzarem a linha de chegada diante da torcida na Nego Quirido.

A quem não é profissional, a organização oferece até seis horas como tempo máximo para superar a distância. Por todo esse período, algumas vias da cidade ficam interditadas (confira detalhes no mapa).

Título brasileiro

Neste ano, não haverá estrangeiros na disputa da elite da maratona. Adriano Bastos segue como principal favorito, mas deve sofrer pressão do baiano Sivaldo Santos Viana, vice em 2013, e do capixaba Carlos Eduardo Correa, quarto colocado. Campeã em 2012, Vivian de Oliveira, que é treinada por Bastos, volta a brigar pelos 42 km, com a concorrência da mineira Grazielle Cardoso e da paulista Giovanna Martins.

Continua depois da publicidade