A eliminação do paulista Renato Galvão e os aéreos do carioca Pedro Henrique foram respectivamente a supresa e o destaque desta quarta, dia 2, na abertura da etapa de Ubatuba (SP) do Super Surf 2003 – a divisão de elite do circuito brasileiro de surfe profissional. Natural de Ubatuba e vencedor da última etapa do campeonato, em Torres (RS), Renato foi eliminado logo na estréia. Já Pedro Henrique recebeu as maiores nota (9,33) e pontuação (16,83 de 20 pontos possíveis) nas boas ondas de 1m de altura na Praia de Itamambuca.

Continua depois da publicidade

O primeiro dia do Super Surf 2003 de Ubatuba foi encerrado com a disputa da primeira fase da categoria feminina, e nesta quinta começam as baterias da terceira fase masculina, a partir das 8h30min. Já os principais cabeças-de-chave só estréiam na sexta.

Pedro Henrique ficou surpreso ao saber que havia recebido a maior nota do dia:

– Comecei bem a bateria e logo depois veio uma esquerdinha abrindo e dei o aéreo, mas nem achava que a nota ia ser tão alta. Depois do 9,33, fiquei mais tranqüilo e ainda peguei outra onda boa para garantir a vitória. Dei sorte da minha bateria entrar agora na maré cheia, porque na seca elas estavam fechando muito – disse o surfista.

Já o também carioca Yuri Sodré ganhou dos ubatubenses Edgar Bischof e Saulo Júnior a disputa pela segunda vaga na bateria, para enfrentar os pré- classificados nos confrontos homem-a-homem da terceira rodada.

Continua depois da publicidade

Com as derrotas de Ricardo Toledo na primeira bateria e de Renato Galvão na abertura da segunda rodada, o jovem Hizunomê Bettero foi o único surfista de Ubatuba que conseguiu avançar.

O cearense André Silva foi o carrasco de dois deles, ganhando as baterias em que foram eliminados o bicampeão brasileiro Ricardo Toledo e o vencedor do Super Surf de Torres Renato Galvão.

– Competi na primeira bateria do dia e agora já consegui vencer essa também, que foi bem mais difícil, porque o Renato está surfando muito bem e quase virou no finalzinho. Estou bem nestas ondas e tomara que continue assim -disse André Silva.

Ele marcou 12,07 pontos, contra 10,70 pontos do segundo colocado, o carioca Gustavo Fernandes, e 10,17 pontos de Renato Galvão.

Continua depois da publicidade

– As ondas não estão muito boas, mas peguei uma ali no final que achava que dava para me classificar, mas os juízes não acharam e agora vamos para o próximo – lamentou Renato, que ocupava a quarta posição no ranking.

No feminino, a cearense Tita Tavares estreou fez a melhor apresentação do dia e se garantiu na segunda fase – que vai marcar a estréia da atual líder do ranking brasileiro Suelen Naraisa (SP) e da vice-campeã mundial Jacqueline Silva (SC). A também paulista Luana Prado é a quarta componente desta disputa que vale duas vagas às quartas-de-final da etapa.