Uma boa notícia em meio à pandemia da Covid-19 na capital catarinense e neste 16 de maio, Dia do Gari. Neste momento, não há infectados entre os trabalhadores da limpeza pública de Florianópolis. De acordo com as autoridades de saúde do município, suspeitava-se de que dois profissionais estivessem com a doença. Os casos foram registrados em abril. Eles foram testados e o resultado deu negativo para ambos.
Continua depois da publicidade
Neste momento, 263 funcionários estão em casa desde o dia 19 de março, acompanhando o decreto do governo do estado e que foi intensificado em 20 de abril por decisão judicial que estendeu a medida a todos os diabéticos e hipertensos.
Atualmente, 439 garis trabalham na autarquia fazendo coleta e 52 deles, considerados vulneráveis, estão afastados durante este período de pandemia. Hoje, 211 pessoas dos 693 garis da limpeza pública, estão em casa para se proteger da doença,
No início da pandemia, a autarquia se mobilizou para providenciar todos os equipamentos de segurança para seus funcionários, como produtos de higiene como álcool em gel e sabão líquido em todos os pontos de suas instalações. Depois disso, um comitê de crise foi criado para trabalhar no combate à Covid-19.
Para este trabalho, medidas sanitárias foram tomadas como o fornecimento de álcool em gel, também nos veículos, fechamento dos refeitórios e de outros locais de aglomeração, higienização dos veículos e ambientes entre outras medidas, que foram consideradas fundamentais para evitar a contaminação dos servidores.
Continua depois da publicidade