Suspensa desde 19 de março, a coleta seletiva em Florianópolis pode ser retomada na próxima semana, afirmou o diretor interino da Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital) Everson Mendes em entrevista ao Notícia na Manhã desta sexta-feira (24).

Continua depois da publicidade

– Havendo uma estabilização dos números, da perspectiva da saúde, e da garantia de todos os EPIs, que as associações (de catadores) estão organizando, acredito que na próxima semana, a gente pode ter alguma novidade nesse sentido – declarou Mendes.

Os resíduos recicláveis deixaram de ser coletados como medida de prevenção à Covid-19. As associações de catadores e triadores fecharam seus galpões, pois a informação até o momento é de que o coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em materiais como plástico, segundo a Comcap.

Saiba tudo sobre coronavírus

Os moradores podem levar o lixo reciclável até os ecopontos instalados nos bairros Itacorubi, Morro das Pedras, Canasvieras, Capoeiras e Monte Cristo. Além disso, um foi aberto um ecoponto no terminal desativado do Saco dos Limões.

Continua depois da publicidade

Em média, 3.080 toneladas de resíduos têm sido coletados por semana. Desde o início da pandemia, foram 13,5 mil toneladas recolhidas pela coleta convencional, o que representa 14% a menos do que o mesmo período do ano passado, conforme a Autarquia.

– Num primeiro momento, tivemos uma redução na quantidade de material coletado de 20 a 25% no comércio do Centro da cidade e um crescimento de 10 a 15% na área residencial. Então, acabou dando uma equilibrada – afirmou Mendes.

Semanalmente, a Comcap, trabalha na sanitização de 72 centros de saúde da rede municipal. Também tem sido lavado e aspergido com solução de água e hipoclorito de sódio o drive-thru para testes do novo coronavírus instalado pela Secretaria de Saúde no Terminal de Passageiros da Trindade.

Dúvidas sobre a coleta de resíduos em Florianópolis podem ser esclarecidas pelo 0800 643 1529.