Cerca de 800 trabalhadores da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) aguardam o resultado de uma reunião entre a direção da empresa e do sindicato dos trabalhadores do serviço municipal (Sintrasem), que começou por volta de 9h30min desta terça-feira. O pedido dos funcionários é que as propostas apresentadas verbalmente na reunião de segunda-feira estejam por escrito.
Continua depois da publicidade
Segundo Rosângela Soldatelli, presidente do Sintrasem, as propostas discutidas na segunda-feira são razoáveis, mas a falta de um documento para comprovar as ofertas da Comcap impede que a negociação prossiga.
Os trabalhadores do turno da manhã começaram a chegar por volta de 7h ao pátio da Comcap, perto da cabeceira continental da Ponte Pedro Ivo, em Florianópolis. Às 8h45min, eles decidiram pedir o documento e uma reunião foi convocada às pressas entre as partes.
Para o diretor administrativo da Comcap Charles Pires, que representa a empresa na negociação, não há problema.
Continua depois da publicidade
– Estamos apresentando apenas o que foi citado na reunião que fizemos na sede da secretaria de obras, na tarde de segunda, e que contou até com a presença do prefeito Dário Berger – disse.
Segundo ele, está sendo ofertado um reajuste de salário correspondente ao INPC entre 11/2011 e 10/2012, que deve girar em torno de 5%, além de reajuste no vale-alimentação diário de R$ 14 para R$ 15 e renovação de todo o acordo para 2013 e 2014.
Outras propostas da empresa são: promoção de concurso público para 203 vagas em 20 cargos (com previsão de abertura do processo para abril), compra de mais três caminhões coletores em abril e discussão de programa de demissão incentivada para desligar os 63 aposentados da empresa que permanecem em atividade.
Continua depois da publicidade
No entanto, temas como a redução da jornada de trabalho devem ficar para depois que as ações judiciais em tramitação sejam julgadas, aponta o diretor da Comcap.
Até 10h, a reunião continuava e a saída de trabalhadores para realizar a coleta de lixo. Por dia, cerca de 500 toneladas são recolhidas diariamente.