Três novos caminhões compactadores passam a fazer a coleta de resíduos em Florianópolis a partir desta semana. Desde 2017, são 35 caminhões adquiridos para renovar a frota da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap). Ao todo, 52 veículos são usados para coleta diária de 650 toneladas de resíduos na cidade.

Continua depois da publicidade

Cada um dos novos caminhões compactadores teve um custo de R$ 480 mil. O objetivo da prefeitura é atingir a meta de reciclar mais, alcançar o desvio de 90% dos resíduos orgânicos e de 60% dos recicláveis secos até 2030.

Conforme o presidente da Comcap, Márcio Alves, os veículos têm capacidade de coletar 19 metros cúbicos e dispõem de tecnologia avançada, com câmbio automático e dois elevadores, para dar agilidade ao trabalho.

– Hoje, um caminhão enche, volta para descarregar e tem que voltar para completar. Esses caminhões novos não precisam, eles fazem toda coleta, retornam e descarregam. Isso dá mais agilidade, faz com que tenhamos menor custo e mais conforto para nosso funcionário – explicou.

Segundo Alves, as 650 toneladas diárias de resíduos coletadas em Florianópolis podem chegar a 1400 toneladas na alta temporada. Os novos compactadores devem facilitar o trabalho das equipes.

Continua depois da publicidade

– Eles têm uma capacidade de compactação maior, podem pegar mais peso, têm um volume maior. Isso dá muito mais rendimento à atividade. Já está liberado recurso para aquisição de caminhões compactadores para coleta seletiva. Hoje, um caminhão nosso coleta duas toneladas, vamos poder coletar cinco ou seis toneladas – afirmou.

De acordo com o presidente, para este ano, foram autorizados R$ 18,8 milhões em investimento para aquisição de novos veículos e em infraestrutura para coleta seletiva.