Roteiros de turismo para SC têm "pedidas" que vão de praia à neve
O início do ano é um período para organizar as contas, os planos, os objetivos de conquista e também as viagens. Para quem não deseja ou simplesmente pensa em conhecer melhor o Estado que vive, Santa Catarina possui roteiros para diferentes gostos ao longo do ano. Seja com belezas naturais, gastronomia, rotas de aventuras ou experiências culturais como festas e tradições locais, há opções que valem a visita em diferentes períodos do ano.
Confira abaixo alguns dos roteiros mais famosos de turismo no Estado e o que pode ser visto em diferentes épocas.
Praias e temporada de verão
O carro-chefe do turismo do Estado no início de ano, sem dúvida, são as praias e as atrações da temporada de verão. O Estado recebe até 3 milhões de turistas durante a alta temporada, que tem como destaques o Réveillon de cidades como Balneário Camboriú e Florianópolis.
A temporada de verão 2024/2025 já começou em Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí (Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú, Divulgação)
E o último movimento registrado foi no feriado de 15 de novembro, onde já deu uma prévia do que está por vir (Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú, Divulgação)
A cidade estima superar os números do ano passado (Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú, Divulgação)
Impulsionada por reservas antecipadas, projeções otimistas (Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú, Divulgação)
E o crescimento contínuo na procura conforme o verão se aproxima (Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú, Divulgação)
Praias de Florianópolis são atrativo para turistas (Foto: Lucas Amorelli, DC)
Litoral catarinense é destino certo no verão (Foto: Lucas Amorelli, DC)
Área no Norte da Ilha fotos radicais aos visitantes (Foto: @maxelizaul, Reprodução Instagram)
Praia do Campeche, no Sul de Florianópolis (Foto: Lucas Amorelli, DC)
Continua depois da publicidade
Balneário Camboriú além das praias
Embora o ponto alto do turismo em Balneário Camboriú ocorra na temporada de verão, a cidade conhecida como “Dubai brasileira” oferece opções de passeio que vão além das praias. Aquário e os parques dos dinossauros e da Nasa estão entre as novidades dos últimos anos em BC, que já se tornaram atrações aos turistas além da areia e do mar.
Bondinhos em Balneário Camboriú (Foto: Patrick Rodrigues, Arquivo NSC Total)
Roda-gigante é um dos principais pontos turísticos da cidade (Foto: Patrick Rodrigues, Arquivo NSC Total)
Cubo de vidro faz pessoas flutuarem a 120 metros de altura (Foto: Divulgação)
Oceanic Aquarium, um dos pontos de visitação na cidde (Foto: Divulgação)
Aventura Pirata, parque que também reforça turismo de BC (Foto: Divulgação)
Classic Car Show é outra atração de Balneário Camboriú (Foto: Divulgação)
Space Adventure, o Parque da Nasa (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Parque dos Dinossauros é uma das novidades dos últimos anos em BC (Foto: Luiz Carlos de Souza, NSC TV)
Multiparque com praia artificial em BC (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Piratuba e águas termais
Ainda para quem gosta de se refrescar e descansar, o Estado oferece opções mais distantes do litoral, mas igualmente relaxantes. Piratuba, no Oeste de Santa Catarina, é um destino conhecido pelas estâncias de águas termais que recebem visitantes de diversas regiões o ano inteiro. As águas chegam a 37ºC e atraem mais de 500 mil turistas por ano.
Outras cidades catarinenses como Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, também oferecem opções de turismo focado em águas termais.
Continua depois da publicidade
Piratuba é famosa pelas águas termais(Foto: Divulgação)
Piratuba atrai visitantes de diversas regiões(Foto: Divulgação)
Cidade no Oeste de SC oferece opções de lazer e descanso (Foto: Divulgação)
Páscoa em Pomerode
Conhecida como a “cidade mais alemã do Brasil”, Pomerode, no Vale do Itajaí, também é uma opção de turismo com atrações o ano todo. Ainda assim, um dos destaques do calendário cultural da cidade é a Osterfest, festa que conta com a maior árvore de Páscoa e o maior ovo decorado do mundo, reconhecido pelo livro dos recordes. A atração tem feira de artesanato, decoração, doces, oficinas para crianças e apresentações musicais e folclóricas.
Além da Osterfest, Pomerode também tem atrativos turísticos como zoológico, restaurantes, lojas de fábrica, parques com atrações para a família, como o Allespark, o Vila Encantada e o Spitz Pomer, além de museus de automóveis que completam os passeios dos visitantes.
Em 2019, o desenho ficou a cargo da artista Silvana Pujol, que já desenvolvia esse tipo de arte em ovos (Foto: Daniel Zimmermann, BD, Divulgação)
Em 2020, Romero Britto foi contatado e aceitou doar a obra para a Osterfest. O desenho levou os traços característicos do renomado artista plástico (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total, BD)
Em 2022 – não houve festa em 2021 por causa da pandemia -, a arte homenageou a Bauernmalerei, traduzida literalmente como “pintura campestre”. Três artesãos criaram o desenho: Rafaela Trapp, Zelia Klöppel Rengel e Davi Gomes (Foto: Daniel Zimmermann, BD, Divulgação)
Em 2023, a obra foi criada pela artista plástica Joana Wachholz. Fez alusão à Cassúbia (Kaschuben), região da Pomerânia que influenciou desenhos usados em cerâmicas e bordados trazidos pelos imigrantes (Foto: Daniel Zimmermann, BD, Divulgação)
Em 2024, arte criada pela artista Marcela Schmidt lembrou uma grande casa enxaimel (Foto: Maria Eduarda Vasselai, Estúdio Clarô, Divulgação)
Continua depois da publicidade
Inverno na Serra
Descer para BC ou subir para Urubici? A dúvida surgida após o sucesso da música de Brenno & Matheus na temporada de verão 2025 reforçou a divulgação de um roteiro turístico conhecido de Santa Catarina. Urubici e cidades vizinha, como Lages, São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, fazem da Serra Catarinense um destino cada vez mais procurado, sobretudo nos meses mais frios do ano. A possibilidade de ver a neve, os pontos turísticos, morros, cachoeiras e visuais impressionantes levam todos os anos milhares de turistas aos hotéis, pousadas e hospedagens da região.
Cânion da Ronda é uma das atrações para quem visita a Serra de SC (Foto: Prefeitura de Bom Jardim da Serra, Divulgação)
Cachoeira Que Congela é atração turística no inverno em Urupema (Foto: Prefeitura de U?rupema, Divulgação)
Morro das Torres, em Urupema, é um dos pontos mais frios do Estado (Foto; Tiago Ghizoni, Arquivo NSC)
Cachoeira do Avencal, em Urubici, é um dos pontos conhecidos da cidade (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo NSC)
Visual do Morro do Campestre, em Urubici, rende belas fotos para visitantes (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo NSC)
Morro da Igreja, em Urubici, é principal cartão-postal da Serra de SC (Foto: Marco Fávero, Agência RBS)
Paredão da Serra do Corvo Branco, entre Urubici e Grão-Pará, é ponto visitado por turistas (Foto: Tiago Ghizoni, Arquivo NSC)
Serra do Rio do Rastro é um dos principais símbolos de SC (Foto; Leo Munhoz, Arquivo NSC)
Vinícolas de SC
Ainda na Serra Catarinense, um atrativo à parte são as vinícolas de São Joaquim. As empresas possuem visitações em que é possível acompanhar a colheita das uvas, o processo de produção e até degustar as bebidas premiadas e produzidas em solo catarinense. Tem até vinho que ficou famoso por encantar o paladar da popstar Madonna em passagens pelo Brasil!
Loja da Vinícola Thera (Fotos: Divulgação)
Vista aérea da Vinícola Thera, no município de Bom Retiro, na Serra Catarinense
Sala de degustação
Área de vinificação
Visa lateral da vinícola
Imagem do pôr do sol em dia de chuva na Vinícola Thera
Vista noturna da Vinícola Thera
Continua depois da publicidade
Roteiros de trekking, trilhas e aventura
Para quem gosta de se aventurar em meio à natureza também há opções em Santa Catarina. Um exemplo é a Travessia do Campo dos Padres, um trekking que pode render mais de 60 quilômetros de caminhada e trilha entre o Cânion Espraiado, em Urubici, na Serra, e os Soldados Sebold, outro famoso morro em Alfredo Wagner, já na Grande Florianópolis. A aventura é considerada difícil e requer serviço de guia, mas na região há outros roteiros menores para quem curte as trilhas em meio à natureza.
Caminhos de trilhas e aventuras em SC (Foto: Divulgação)
Trekking é uma das atividades para aventureiros no Estado (Foto: Divulgação)
Serra e Grande Florianópolis tem rotas conhecidas (Foto: Divulgação)
Temporada das baleias
Outra atração que vale a visitação ao litoral de Santa Catarina é a temporada da baleia-franca, época do ano em que elas podem ser vistas em praias catarinenses durante o período de migração. As cidades de Imbituba, Garopaba e Laguna formam a “Rota da Baleia-Franca” em SC, destino para quem pretende observar as baleias, entre julho e novembro. Nesse período, elas migram até o Litoral Sul do Brasil para ter filhotes e amamentá-los.
Apesar da chegada antecipada, a temporada da baleia-franca ocorre, oficialmente, de julho a novembro (Foto: Instituto Australis, Divulgação)
Imbituba, Garopaba e Laguna são as cidades com maior número de observações e, por isso, formam a Rota da Baleia-Franca (Foto: Instituto Australis, Divulgação)
Mas esses animais também podem ser vistos com frequência de Florianópolis até Balneário Rincão (Foto: Leo Munhoz, Secom)
A temporada de 2024 já iniciou com um número recorde de avistagens. Foram 99 baleias-francas registradas só no primeiro sobrevoo (Foto: Leo Munhoz, Secom)
O destaque fica para a presença de fêmeas com os seus filhotes (Foto: Leo Munhoz, Secom)
A chegada antecipada das baleias, em maio, proporciona imagens espetaculares (Foto: Leo Munhoz, Secom)
Continua depois da publicidade
Festas de outubro
Este já é um dos roteiros clássicos do turismo de Santa Catarina. As festas de outubro, que têm como destaque a Oktoberfest Blumenau, que chega à histórica 40ª edição em 2025, atraem todos os anos visitantes de diversos estados para o Vale do Itajaí. No ano passado, a festa reuniu 580 mil em 19 dias de programação. Bandas locais, como Cavalinho e Vox 3, e até atrações internacionais, como a boyband voXXclub, animam o público em quatro pavilhões do Parque Vila Germânica. Além disso, a região ainda tem festas como a Fenarreco, em Brusque, e a Festa do Imigrante, em Timbó.
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
(Foto: Patrick Rodrigues)
Cânions e passeio de balão no Sul de SC
Outro roteiro que tem atraído cada vez mais turistas é a região de Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. Conhecida como a “capital dos Cânions”, a cidade tem os passeios de balão como um dos atrativos mais famosos. Os voos vêm ganhando força na região e no ano passado tiveram um recorde quebrado, com 120 voos de balão no último feriado de Corpus Christi, em 2024.
A cidade fica aos pés do trecho mais abrupto da região dos cânions, e oferece trilhas de diferentes níveis de dificuldades aos turistas. Também há opções de passeios de 4×4, cavalgada, tirolesas e “sky bike”, uma bicicleta nas alturas.
Continua depois da publicidade
A marca de 650 passageiros voando de balão simultaneamente foi registrada nesse domingo (27), em Praia Grande (Foto: Prefeitura de Praia Grande, Reprodução)
A cidade é considerada a Capital dos Canyons (Foto: Prefeitura de Praia Grande, Reprodução)
E tem os voos de balão como um dos principais atrativos turísticos (Foto: Prefeitura de Praia Grande, Reprodução)
O evento atraiu moradores locais e visitantes de diversas partes do Brasil (Foto: Prefeitura de Praia Grande, Reprodução)
Que coloriram o céu do município (Foto: Prefeitura de Praia Grande, Reprodução)
Beto Carrero World
Uma das atrações mais famosas de Santa Catarina, o Beto Carrero World completa 34 anos em 2025 e permanece como um local visitado por turistas de todo o país. O parque temático de Penha, no Litoral Norte, é considerado o maior da América Latina e tem atrações como a Big Tower, a montanha-russa FireWhip e o Rebuliço, novidade inaugurada em 2022. Também há espetáculos, como a apresentação de acrobacias de carros e motos Hot Wheels Epic.
FireWhip é uma das atrações do Beto Carrero World (Foto: Divulgação)
Parque completa 34 anos em 2025 (Foto: Divulgação)
Parque é roteiro conhecido de turistas e moradores de SC (Foto: Divulgação)
Big Tower é um dos pontos favoritos do público no Beto Carrero (Foto: Divulgação)
Parque tem áreas de lazer e convivência (Foto: Divulgação)
Montanha-russa é destaque do parque (Foto: Divulgação)
Fachada do Beto Carrero é um dos cartões-postais de SC (Foto: Divulgação)
Brinquedos oferecem opções para diversos gostos (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Parques de SC
O ramo de parques também tem atrações imperdíveis em outras regiões catarinenses. Em Balneário Camboriú, novas atrações, como o Aventura Jurássica, o Space Adventure, conhecido como o Parque da Nasa, e o parque aquático Multiparque são pontos de visitação na cidade conhecida pelo turismo, além do tradicional Parque Unipraias, que oferece travessia nos bondinhos.
Continua depois da publicidade
Em Pomerode, o Alles Park e o Spitz Pomer também são novos parques que movimentam o turismo. Em Gaspar, espaços como o parque aquático Cascaneia também recebem visitantes de diversas regiões nos meses de verão.
Multiparque é um dos atrativos em Balneário Camboriú (Foto: Divulgação)
Multiparque, nova atração de BC (Foto: Divulgação)
Parque aquático Cascaneia é atração em Gaspar (Foto: Divulgação)
Aventura Jurássica é outro parque temático em Balneário Camboriú (Foto: Luiz Carlos de Souza, NSC TV)
Space Adventure, o Parque da Nasa, em Balneário Camboriú (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Alles Park, em Pomerode, é outro parque conhecido de SC (Foto: Divulgação)
Spitz Pomer, parque de Pomerode, é outra novidade entre os atrativos de Pomerode (Foto: Divulgação)