A terça-feira (5) deve ser marcada por temporais isolados no Oeste catarinense, devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliada a um combo de calor e umidade do Norte do país. Segundo a Defesa Civil, o risco para ocorrências meteorológicas é baixo a moderado.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Já na faixa litorânea do Estado, a circulação marítima continua favorecendo chuvas fracas. As temperaturas seguem o mesmo padrão da segunda-feira (4), com máximas entre 25°C e 28°C no Oeste e entre 18°C e 23°C no restante do Estado.
O mar também fica agitado, com ondas de leste/sudeste entre 2 e 2,5 metros no Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Frente fria se aproxima e chuva ganha intensidade
Na quarta-feira (6), uma frente fria se aproxima do Estado e o calor se intensifica, assim como a possibilidade de novos temporais. As instabilidades devem iniciar ainda pela manhã no Oeste, mas ganham força à tarde e se espalham pelo Estado. O risco, segundo a Defesa Civil, é moderado a pontualmente alto para ocorrências.
As temperaturas sobem rapidamente, podendo ficar na casa dos 30°C no Litoral Sul e Litoral Norte, e acima dos 25°C em boa parte do Estado. As rajadas de vento devem ser moderadas, podendo chegar entre 50 e 60 quilômetros por hora.
Entre quinta (7) e sexta-feira (8), o avanço da frente fria reforça as instabilidades. Segundo a Defesa Civil do Estado, há condições para novos temporais, associados à chuva intensa, vendaval e até queda de granizo. Antes das chuvas, as temperaturas aumentam e o calor predomina na quinta, com máximas entre 30°C e 33°C no litoral.
Leia mais
Por que SC lida com tantos extremos climáticos?
El Niño ganha força e pode atingir maior intensidade dos últimos sete anos em SC