Um ciclone extratropical em formação e a passagem de uma frente fria por Santa Catarina deve influenciar o tempo no feriadão, a partir desta quinta-feira (2). Com isso, a tarde e à noite devem ter temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e risco de enxurradas nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo alerta da Defesa Civil, o risco é moderado para danos causados por temporais, e se mantém alto a muito alto para deslizamentos e inundações. Na quinta, as temperaturas mínimas podem variar entre 16°C e 19°C no Oeste, Extremo Oeste, no Litoral e no Baixo e Médio Vale do Itajaí; nas demais áreas ficam entre 10°C e 15°C. À tarde, as máximas podem chegar a 30ºC no Oeste e Extremo Oeste, e variam entre 11°C e 21ºC nas demais regiões.

Pacote econômico do governo de SC para impactos das chuvas terá quatro frentes

O vento intenso também pode causar ocorrências, já que a velocidade pode chegar a 65 km/h, ou até passar deste valor, principalmente no Grande Oeste aos planaltos. A intensidade aumenta durante a noite, em especial nas áreas costeiras.

Continua depois da publicidade

O ciclone segue atuando no mar, entre o Uruguai e a costa do Rio Grande do Sul, durante a sexta-feira (3). Com isso, segue a chuva volumosa em todo o Estado, com risco alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos e aos ventos fortes.

Ciclone se afasta no sábado

Para sábado (4), com o deslocamento tanto da frente fria quanto do ciclone em direção ao oceano, o sol volta a aparecer com variação de nuvens na metade Norte do Estado, e com mais nuvens nas áreas próximas à divisa do Rio do Grande do Sul.

O risco segue alto para deslizamentos devido às chuvas dos dias anteriores e devido à influência do ciclone extratropical, o risco é alto para ocorrências relacionadas aos ventos fortes.

Infográfico explica como se forma o ciclone

Leia mais

FOTOS: Chuva não dá trégua e número de desalojados sobe para 160 em Mafra

Continua depois da publicidade

Lages tem mais de 100 atendimentos e foco em limpeza após estragos das chuvas

Como se forma e quais são os impactos de um ciclone extratropical