Violentos combates foram registrados neste domingo entre soldados pró-governo e rebeldes xiitas no sul do Iêmen, deixando 48 mortos dos dois lados, indicou um oficial das Forças Armadas leais ao governo do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi.

Continua depois da publicidade

– Vinte e oito huthis (rebeldes xiitas) e 20 de nossos soldados morreram nos combates – declarou à AFP o general Misfer al Harithi, comandante do 19º batalhão de infantaria das Forças Armadas iemenitas.

O general afirmou que seus homens conseguiram conter uma ofensiva repentina dos rebeldes em um setor da província de Shabwah, antes de partir em direção à conquista de posições adversárias.

Leia mais:

Caixas pretas do voo da Egypt Air serão procuradas em 12 dias

Continua depois da publicidade

Naufrágios no Mediterrâneo deixam 700 migrantes mortos em uma semana

Estes confrontos ocorreram apesar da frágil trégua e das negociações de paz, realizadas sob os auspícios da ONU no Kuwait desde 21 de abril.

As forças pró-governamentais apoiadas por uma coalizão árabe-sunita dirigida pela Arábia Saudita tomaram dos rebeldes huthis cinco províncias do sul do Iêmen, incluindo a quase totalidade de Shabwah, em julho do ano passado.

A ONU estima que o conflito no Iêmen deixou desde o fim de março de 2015 mais de 6.400 mortos e 2,8 milhões de deslocados.

* AFP