O trabalho para conter o incêndio que atingiu novamente o Parque da Serra do Tabuleiro continua nesta quinta-feira (3). A área está localizada próximo à comunidade de Morretes, na entrada da Guarda do Embaú, em Palhoça.
Continua depois da publicidade
Por volta das 10h, os bombeiros trabalhavam no combate a pequenos focos dentro do parque. Eles tiveram que ser levados de helicóptero até a região incendiada, pois não era acessível à pé.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de São José, Florianópolis e Balneário Camboriú participam da força-tarefa, que conta também com o auxílio do helicóptero Arcanjo, de Blumenau, que tem sobrevoado a área — o Arcanjo da Capital está em manutenção.
De acordo com o comandante do batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de São José, Davi Pereira de Souza, a área atingida não é a mesma que foi destruída pelo fogo no dia 10 de setembro.
No início da manhã desta quinta, o fogo chegou até as margens da Estrada da Pinheira, mas pode ser contido.
Continua depois da publicidade

Ainda não há informações sobre o tamanho da área atingida pelo incêndio, que teve início na tarde de quarta-feira (2). O fogo começou por volta das 14h na região Sul da estrada do Espanhol, de acordo com o coordenador do parque, Carlos Cassini.
Este é o segundo incêndio registrado no Parque em menos de um mês. Há 12 dias, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) começou uma série de ações programadas para recuperar a área atingida pelo fogo que consumiu cerca de 800 hectares do Parque no incêndio do dia 10 de setembro. No Dia da Árvore, 200 mudas foram plantadas no local em um mutirão que reunião cerca de 100 pessoas da comunidade.
Parque ainda não tem plano de contingência
Uma plano de contingência para a unidade de conservação, que prevê ações para reduzir impactos ambientais causados por incêndio, assim como outros danos ambientais, começou a ser discutido nesta semana.
A primeira reunião aconteceu nesta terça-feira (1°) e reuniu representantes da prefeitura de Palhoça, do Corpo de Bombeiros, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Militar (PM) e Secretaria Executiva do Meio Ambiente.
Continua depois da publicidade
Durante o mês outubro, os órgãos voltam a se reunir para planejar ações de prevenção e contenção de desastres no parque.