Diversos serviços gratuitos de saúde esperam pela população nos dia 1, 2 e 3 de junho, uma promoção da Secretaria de Saúde com a participação da Carreta da Saúde que estará em Blumenau nos três dias para ajudar no combate à hanseníase. O atendimento será feito junto ao veículo estacionado no entorno da Rodoviária, na rua Dois de Setembro, próximo à Policlínica Lindolf Bell e do Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, no bairro Itoupava Norte.
Continua depois da publicidade
::: Veja mais notícias de Blumenau
::: Curta a página do Santa no Facebook
A Carreta da Saúde vai funcionar das 8h às 17h. A população poderá fazer exames de coleta para o diagnóstico da hanseníase, tuberculose, além de testes rápidos de HIV e também ajudar na coleta de medicamentos que poderão ser doados pela população. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar atendimento com dermatologista nestes três dias, no horário das 13h às 17h, e oftalmologista na segunda-feira, dia 1, das 8h às 17h, e na terça e quarta-feira, dia 2 e 3, das 13h às 17h. Serviços com nutricionista também serão oferecidos no dia 1, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Com 16 metros de comprimento, a Carreta da Saúde conta com uma estrutura moderna com cinco consultórios e um laboratório para a realização de exames. Faz parte de uma iniciativa da Novartis em conjunto com o Movimento de Reintegrações das Pessoas Atingidas pela Hanseníase e do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde. Mais de 17 mil pessoas em 18 estados brasileiros foram beneficiadas e mais de 1,9 mil casos foram diagnosticados.
Continua depois da publicidade
Conheça a hanseníase
Também conhecida como lepra, é uma doença contagiosa causada pelo bacilo de hansen. Atinge a pele e alguns nervos do corpo. O contagio é feito de pessoa para pessoa, pelo ar, tosse e pelo espirro. Entre os sintomas estão manchas esbranquiçadas ou avermelhadas no corpo, diminuição ou perda de sensibilidade ao toque, à dor e ao calor, dormência, principalmente nos pés e nas mãos; nódulos (caroços) e perda de sobrancelhas. A Secretaria de Saúde reforça para a população que ao perceber um dos sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde mais próxima.