Quarta-feira, dia 16 de outubro, foi o Dia Mundial da Alimentação. A comemoração desta data teve início em 1981 com a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e é, na atualidade, celebrada em mais de 180 países como um importante momento para conscientizar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação.
Continua depois da publicidade
Este ano, o Dia Mundial da Alimentação teve como tema oficial os “Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição”. Hoje, quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo vivem em situação de insegurança alimentar, de fome e de desnutrição crônica. Isso significa que elas não têm acesso à alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente.
Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade, que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Desta forma, há necessidade de profundas mudanças em nossa agricultura e em nosso sistema alimentar.
No Brasil, milhares de famílias têm motivo especial para celebrar a data, pois são beneficiárias dos programas sociais impulsionados pelo governo federal e que promovem o direito humano à alimentação às pessoas que precisam.
Ao mesmo tempo que muito se discute sobre o excesso de peso e as consequências negativas que ele traz à saúde da população, o combate à fome ainda é uma preocupação mundial e esta data pretende destacar a importância de se investir em segurança alimentar para garantir alimentação na mesa de todos os cidadãos.
Continua depois da publicidade