Os estudantes da rede pública municipal se tornaram aliados no combate à dengue em Blumenau. Eles receberam nas escolas kits com sementes de uma planta que pode ajudar no controle do Aedes aegypti — transmissor da doença. A ideia é que as famílias façam o plantio em casa e contribuam para tentar frear a proliferação do mosquito.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau, Itajaí e região por WhatsApp
O Rotary Clube Blumenau preparou os kits para aproximadamente 38 mil alunos, da creche ao ensino fundamental. Cada embalagem contém sementes de Crotalária, uma planta da família das leguminosas. Ela tem substâncias naturais nas flores que atraem a libélula, um dos predadores naturais do mosquito que é transmissor da dengue, zica e chicungunya.
Junto com as sementes, a Secretaria de Educação enviou orientações aos pais. No documento, explica que entre o plantio e a florescência, quando a planta é capaz de atrair libélulas, são necessários três meses. O bilhete reforça ainda que outras ações são importantes no combate à dengue, como evitar água parada em vasos, pneus e garrafas plásticas, por exemplo.
Doutor em Biologia, Andre Luis de Gasper diz que o impacto do plantio das Crotalárias é pequeno diante da quantidade de locais servindo de criadouro para o mosquito em Blumenau. Mas ele destaca que a iniciativa de chamar atenção dos pais ao tema é fundamental e pode, sim, ser uma forma de fazer os adultos cuidarem para não deixar água parada.
Continua depois da publicidade
De quebra, o especialista ainda alerta:
— Plantar elas preferencialmente no jardim, para não acumular água na tampa do vaso.
Blumenau monitora novo surto de dengue
A proximidade do verão, com o consequente aumento do calor, levou a prefeitura de Blumenau a traçar uma estratégia para atender pacientes com dengue. No começo de 2022 a cidade enfrentou um surto da doença e a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde acredita que o cenário deve se repetir neste fim de ano e início de 2023.
Entre as possibilidades cogitadas para encarar um novo surto está a de manter postos de saúde abertos mesmo no período de recesso da prefeitura entre Natal e Ano-Novo. Não se descarta também suspender atendimentos eletivos para priorizar a atenção das equipes aos casos de dengue, como aconteceu com a Covid-19, afirma o secretário Marcelo Lanzarin.
A abertura de um centro de hidratação também está no radar, para quando os pacientes necessitarem de soro na veia. Nesta quarta-feira (9), inclusive, ocorreu uma visita ao Hospital Universitário, no bairro Fortaleza, para analisar a viabilidade de instalar a estrutura no local, caso seja necessário.