Localizada no município de Una, no sul da Bahia, a Ilha de Comandatuba já seria um atrativo somente pelas suas belezas naturais, que contemplam coqueirais centenários, manguezais, Mata Atlântica e mais de 20 quilômetros de praias. Mas não é só.
Continua depois da publicidade
O local abriga um dos resorts mais completos do Brasil, onde não faltam atividades para a família inteira. Elas vão desde uma simples aula de ginástica ou uma sessão de musculação até uma massagem relaxante em um spa ou uma partida de golfe.
A Ilha de Comandatuba também pode ser conhecida pelo visitante que não se hospeda no resort e se arrisca a rodar cerca de 70 quilômetros de Ilhéus até o povoado de Comandatuba. A partir de lá, é possível conhecer algumas praias desertas da ilha, como Oiticica, que proporciona, além do mar, um banho de lama negra que muitos acreditam ter propriedades medicinais.
Para chegar ao local, um passeio de barco pelos canais cercados por manguezais já dá ao turista um contato bem próximo à natureza. A outra praia com acesso livre é Coxim, cercada por coqueiros e Mata Atlântica.
Mas a comodidade maior é para quem se hospeda no hotel cinco estrelas, que praticamente toma conta da ilha com seus 50 mil metros quadrados desde 1989. Para esses turistas, o empreendimento conta com um aeroporto particular, que recebe voos regulares e fretados. De lá, os visitantes são levados em vans e, depois, cruzam o canal de barco até chegar ao resort. Tudo providenciado pelo hotel.
Continua depois da publicidade
A partir da chegada ao resort, depois de uma recepção de baianas que presenteiam os visitantes com colares, o que não faltam são coisas para fazer. Diariamente, mais de 80 atividades de lazer estão disponíveis para hóspedes de todas as idades.
Tênis, surfe, jet ski, vôlei, squash, windsurfe, cavalgada e pesca são apenas algumas das alternativas de lazer em um cardápio para todos os tipos de viajante: do mais afeito a esportes radicais ao que privilegia o descanso. As crianças também ganham uma atenção especial do hotel, com monitores, babás e espaços especialmente dedicados a elas, como um restaurante com as comidinhas que os pequenos adoram. Já se a opção for fazer absolutamente nada, tudo bem.
Afinal, a área oferece praia particular, piscina e a sombra dos coqueiros, sem falar no spa com grife francesa. Tudo acompanhado por uma gastronomia farta: são cinco bares e quatro restaurantes que oferecem desde a cozinha típica baiana a exemplares da culinária internacional.
*O jornalista viajou a convite do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba