O comandante Nelson Paiva Júnior deixou nesta segunda-feira a coordenadoria da Defesa Civil de Palhoça, na Grande Florianópolis. Comandante Paiva passa a se dedicar a um projeto nacional de resgate junto ao Núcleo Multidisciplinar de Estudos sobre Acidentes de Tráfego da UFSC (NAT-Saúde) e a Eletrosul.
Continua depois da publicidade
De acordo com ele, o projeto envolve um sistema de comunicação que, além de permitir orientações de primeiros socorros, consegue informar a localização de quem está em risco. Uma espécie de telefone emite respostas rápidas a quem está em locais de difícil acesso, como mata fechada, por exemplo.
– Uma equipe de manutenção pode receber as orientações enquanto a central de emergência já é informada sobre a localização e pode se deslocar para onde está o acidentado – explica o comandante.
Na Defesa Civil de Palhoça há quatro anos, comandante Paiva comemora os avanços no atendimento de desastres no município neste período. A experiência no cargo foi essencial para a indicação no projeto. Naquele ano, por exemplo, o Morro dos Cavalos sofreu quedas de barreiras de cerca de 80 metros de extensão, o que causou a interdição total da BR-101. Pelo menos 10 bairros de Palhoça sofreram com alagamento, segundo a Defesa Civil de SC.
Continua depois da publicidade
– Entrei na Defesa Civil de Palhoça em 2008, durante a grande enchente que atingiu Santa Catarina. Na época, havia pouco equipamento e o atendimento era falho. Começamos do zero para uma das cidades mais bem preparadas em situações de risco – afirma.
Na próxima semana, o comandante viaja para o Rio Grande do Sul onde integra a equipe do projeto. Por enquanto, não há nenhum indicado para substitui-lo na coordenadoria da Defesa Civil de Palhoça.