Em passagem por Joinville na manhã desta terça-feira, o comandante-geral da PM no Estado, coronel Nazareno Marcineiro, anunciou a implantação de um sistema de controle de informações ligadas à segurança pública.

Continua depois da publicidade

Trata-se de um banco de dados que, com base em parâmetros pré-estabelecidos pelo comando, apontará deficiências e necessidades de atuação da Polícia Militar em determinada região por tipo de crime.

– O crime de homicídio, por exemplo, é avaliado na proporção do número de ocorrências para cada 100 mil habitantes. Se houver menos de dez crimes para cada 100 mil habitantes numa determinada cidade, será um número excelente porque estará abaixo do melhor índice que tivemos em 15 anos. Uma situação contrária também será avaliada, sempre conforme critérios-, aponta.

O sistema, segundo Nazareno, passou a ser alimentado há cerca de um mês e ainda não possibilitou análises mais detalhadas. Mas a maior preocupação do comando na cidade, diz o coronel, é com a onda de furtos e roubos, além da concentração de homicídios na zona Sul da cidade.

Continua depois da publicidade

A Operação Joinville Mais Segura, lançada no último dia 12, foi apontada por Nazareno como um exemplo de medida para minimizar os índices de criminalidade. Também nesta terça-feira, o comandante garantiu que pelo menos 80 policiais em formação serão direcionados para Joinville, entre agosto e setembro. São aprovados do último concurso da PM.