O mais antigo comandante do Porto de São Francisco do Sul comemora 50 anos de carreira nesta semana. Dia 4 de fevereiro, terça-feira, o prático Carlos Alberto de Oliveira, o seu Zera, completou o aniversário de meio século de profissão. No sábado, será lançado o documentário Zera Pilot, sobre a vida em mar aberto.
Continua depois da publicidade
>>Curta a página do Verão DC no Facebook
Ele ainda guarda a primeira carteira de trabalho, assinada em 1964. Nos últimos meses, mostra o registro para os que duvidam das cinco décadas. A bordo do navio Santo Amaro, começou a transportar trigo como praticante de prático. Passou pelas empresas Samarco Agências Marítimas e Transmare Transportes Marítimos e Terrestres.
Continua depois da publicidade
Anos mais tarde, seu Zera se juntou com um dos seus 10 filhos, Carlos Alberto de Oliveira Junior, e fundou o Grupo Oceânica e Litoral, onde continua trabalhando desde então.
O próximo projeto de Seu Zera é trabalhar com o turismo. Ele e o filho encomendaram um barco russo com uma câmera submarina que mostra o fundo do mar. Os viajantes poderão ver no telão tudo o que existe abaixo da superfície.
– Há um outro barco desses só em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Vamos mostrar aqui em São Chico a diversidade da vida marinha que há próxima a nossas ilhas – explicou o comandante.
Continua depois da publicidade
O documentário será lançado nesta sexta-feira em São Francisco do Sul. Contará com o apoio da prefeitura e tem cerca de 30 minutos de duração.
O trabalho de prático
O prático é um profissional habilitado pela Marinha do Brasil. Ele precisa conhecer bem as águas em que trabalha. Sua função é conduzir embarcações do momento em que se aproximam do porto até o atracadouro. É um guia para o tráfego de embarcações, com conhecimentos sobre a profundidade e relevo oceânico.