A cidade de Lisboa se vestiu de verde e branco e rugiu como um Leão na noite deste sábado (17). Isso porque o Sporting venceu o Vitória de Guimarães por 2 a 0, no Estádio de Alvalade, e garantiu o bi-campeonato português após 71 anos. Concorrente direto, o Benfica empatou com o Braga em 1 a 1 e ficou na segunda colocação. 

Continua depois da publicidade

O título do Leão tem relação direta com o atacante Gyokeres. Artilheiro da competição, o centroavante anotou um dos gols aos 37 minutos do segundo tempo e assinou a conquista. Esse foi o 39 gol do atacante em 33 partidas do campeonato, com a incrível média de 1,18 gol por partida. O meia-atacante Pedro Gonçalves foi o autor do outro tento. 

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Sensação do Sporting, Gyokeres dificilmente permanecerá na próxima temporada. De acordo com o Jornal A Bola, o Arsenal prepara uma oferta de 75 milhões de euros para contratar o atacante. O sueco é o artilheiro da Europa em 2024/25, com 53 gols em 51 jogos. 

Continua depois da publicidade

– Obrigado por tudo, foi uma temporada fantástica e um prazer fazer isso juntos. Vamos ver o que vai acontecer. No futebol, nunca sabemos o que vai acontecer, ninguém pode prever o futuro – declarou o sueco na saída de campo. 

Lisboa tomada de verde e branco 

Assim que o jogo terminou, a torcida em Lisboa… teve de esperar para comemorar. A polícia local isolou a área de comemoração para que os patrocinadores do Benfica tirassem seus caminhões (com cerveja e itens de loja do clube) e para que os representantes do Sporting organizassem a festa do campeão. 

Foram mais de duas horas de espera até que os torcedores pudessem entrar na área da Praça do Marquês de Pombal, um local amplo, rodeado de hotéis e que costuma receber comemorações de Portugal, assim como manifestações e festas tradicionais – como a de Natal no final de ano. 

Mas toda espera valeu. Milhares de torcedores puderam ingressar no espaço e acompanhar uma verdadeira “rave do campeão”.  A praça ficou completamente tomada, com show de luzes e música eletrônica no mais alto volume ao som de um DJ, até a chegada dos atletas. 

Continua depois da publicidade

Alguns jogadores discursaram e comemoraram junto com os torcedores, enquanto imagens do título eram exibidas nos telões e raios de laser coplementaram a festa com reproduções nas fachadas dos hotéis.

– Disseram que não seríamos campeão sem Ruben Amorim (o ex-treinador). Disseram que não seriamos campeões sem torcida. Disseram que não seremos tricampeões sem o Viktor (Gyokeres). Vamos ver – discursou Pedro Gonçalves.

Os maiores vencedores do Campeonato Português 

  • Benfica – 38 títulos
  • Porto – 30 títulos
  • Sporting – 21 títulos  

O Sporting conquistou o título pela 21 vez e ainda está muito abaixo dos principais rivais. Mas em termos de torcida, futebol e comemoração, ninguém grita mais alto do que os Leões em Portugal, atualmente.  

Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal