A Serra Catarinense foi alvo de um tornado na manhã deste sábado (18). A confirmação é da Defesa Civil do Estado, que emitiu uma nota técnica com este parecer. De acordo com o órgão, um aglomerado de tempestades avançou sobre a região do Planalto Sul por volta das 9h deste sábado (18).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O evento teve maior impacto na comunidade de Cedro, em Urupema, provocando a destruição parcial de uma residência e arremessando destroços a uma distância significativa, assim como árvores de grande porte que foram torcidas e tombadas.

“Pela análise dos danos, é possível concluir que os estragos foram resultados da atuação de um tornado. Os dados mostram que a velocidade do vento na região superou os 100km/h, mas devem ter sido ainda mais intensos na localidade afetada”, diz o texto da nota técnica emitida pela Defesa Civil do Estado.

Santa Catarina tem ao menos 24 rodovias com interdições por conta da chuva

Continua depois da publicidade

De acordo com o órgão estadual, nas imagens do radar meteorológico do Morro da Igreja, foram observadas intensas tempestades se aproximando do município por volta das 9h. Elas avançaram rapidamente, atuando sobre a região em um curto período de tempo. “Quanto aos ventos, o radar subestimou a velocidade dos ventos na região dos danos”, informa o documento.

Na estação meteorológica de Urupema, os ventos começaram a acelerar com a aproximação dos sistemas, tendo o pico sido registrado no horário entre 9h e 10h, onde alcançou a marca de 107 km/h.

Veja fotos dos estragos provocados pelo tornado em Urupema

Leia também

Sexta onda de chuvas em SC tem prazo para acabar, mas alerta para enchentes continua

São João Batista decreta calamidade pública após ser atingida por vendaval e enchente

Rio do Sul registra segunda maior enchente da história com rio em 13 metros