A blumenauense Thaynara Alves se tornou campeã brasileira no heptatlo neste fim de semana em uma história que envolve uma série de percalços. Quase sem conseguir viajar, a jovem atleta de 17 anos ficou à beira de não conseguir disputar a prova para qual se preparou durante todo este ano. Mesmo com uma série de obstáculos, embarcou a Aracaju (SE) em cima da hora e subiu no lugar mais alto do pódio no Brasileiro Sub-18 de Atletismo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Tudo começou quando problemas burocráticos impediram a emissão das passagens da jovem atleta. Com medo de não conseguir competir, ela e o treinador Pedro Honório Nascimento começaram uma vaquinha virtual para tentar arrecadar o valor necessário para as passagens. Dos R$ 4,7 mil necessários, apenas R$ 901 foram captados e o restante teve de ser ser “inteirado” pelo avô de Thaynara e pelo próprio treinador. 

Leia também: Princesa da Disney inspira blumenauense a descobrir talento adormecido

Como se não bastasse o problema financeiro, Thaynara e Pedro ainda embarcaram no Aeroporto de Navegantes apenas na noite de sexta-feira (11), o que fez com que eles chegassem na madrugada de sábado (12), por volta das 3h, em Aracaju. Tendo que competir às 8h, a atleta nem sequer teve uma boa noite de sono antes de disputar a principal competição da categoria no país.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, fez história.

Nascida e criada em Blumenau, participante do polo de atletismo desde os 10 anos de idade e estudante da escola Elza Pacheco, Thaynara somou 4.271 pontos nas sete provas combinadas (100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros) para garantir o ouro. A modalidade é considerada a mais completa do atletismo e uma das mais desafiadoras do esporte.

Agora, Thaynara aguarda a convocação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para competir pela Seleção no Ibero-Americano de Atletismo Sub-18, em Lima, no Peru.

Leia mais

As lições de vida e de vitória do agricultor por trás do aipim especial de SC