Um paciente de Navegantes precisou ser transferido para um hospital no Sul de Santa Catarina por falta de leitos de UTI na região do Vale do Itajaí. Dois helicópteros foram mobilizada no domingo (23) à tarde para fazer o transporte. Dados do governo do Estado mostram que, no fim de semana, não havia nenhum leito de terapia intensiva livre para adultos no Médio e Alto Vale e também na Foz do Itajaí-Açu.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Vale do Itajaí direto no WhatsApp

Como determina o protocolo de saúde, diante da necessidade de uma vaga em UTI e não havendo na região do paciente, a central de regulação foi acionada e o jovem de 21 anos direcionado para o Hospital Regional de Araranguá. Por causa da distância superior a 310 quilômetros, que exigiria uma viagem de pelo menos quatro horas por terra, a alternativa foi usar aeronaves.

O Águia 05 da Polícia Militar levou o paciente de Navegantes até o Aeroporto de Jaguaruna. A partir daí, a aeronave da Polícia Civil tripulada por socorristas fez o deslocamento até o Hospital Regional de Araranguá. A região Sul de Santa Catarina é a com mais leitos de UTI adulto disponíveis, segundo o painel do governo do Estado, atualizado pela última vez às 22h de domingo (23).

Jovem morre de dengue após procurar 4 vezes atendimento médico em Balneário Camboriú

Continua depois da publicidade

Lotação no Vale do Itajaí

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam, na última atualização, que não havia vagas em terapia intensiva para adultos no Médio e Alto Vale, bem como na Foz do Itajaí-Açu. Atualmente, Santa Catarina tem 817 leitos ativos dos quais 788 não estão disponíveis. Na prática isso significa 29 vagas de UTI disponíveis para todo o Estado.

As altas taxas de ocupação, segundo o governo, é por causa da dengue e de doenças infecciosas respiratórias. O paciente levado de Navegantes para Araranguá teve complicações graves por causa da diabetes, segundo a equipe da Saer/Sarasul.

Confira abaixo a quantidade de leitos de UTI adulto disponível por região de SC, de acordo com painel do governo do Estado, atualizado às 22h de domingo (23):

  • Médio e Alto Vale: 0
  • Foz do Itajaí: 0
  • Grande Florianópolis: 0
  • Norte: 8
  • Meio-este e Serra: 4
  • Extremo-Oeste: 4
  • Sul: 13

Continua depois da publicidade

Leia mais

Índice de obesidade dispara e SC contabiliza mais de 398 mil pacientes com doença crônica

Com aumento de 200% nos casos de chikungunya, SC está em alerta para a doença