A superlotação em uma sala de aula da Escola Pública Estadual Professora Maria do Carmo Lopes, em São José, fez com que a direção sorteasse os alunos que estudariam pela manhã e à tarde. A situação revoltou alguns pais, que não concordaram com a transferência dos filhos para outro turno.

Continua depois da publicidade

Márcia Peres, 45 anos, é mãe de um dos alunos que estuda na única turma do 6º ano do ensino fundamental no período matutino. Segundo ela, na sala do filho são cerca de 45 alunos. Já no período vespertino são duas turmas com 25 alunos cada.

— O que a direção quer é que alguns alunos passem para a tarde, mas nenhum pai aceitou porque todos trabalham e não têm com quem deixar os filhos — diz.

Para tentar resolver a situação, a direção da escola chamou os pais na semana passada para que fossem sorteados os alunos que mudariam de turno.

Continua depois da publicidade

— Colocaram 12 alunos para tarde e era para eles começarem nesta segunda, mas ninguém foi.

O filho de Márcia não chegou a ser sorteado, mas ela ficou revoltada com a decisão da escola. Para ela, a escola deveria ampliar as salas de aula, mudar outras turmas para atender todos os alunos do período da manhã.

Solução

A coordenadora regional da Grande Florianópolis da Secretaria de Educação de SC, Elizete Soares Geraldi, esclarece que o sorteio foi uma iniciativa da direção da escola e não teve a orientação do Estado. No entanto, ela afirma que a unidade não tem como comportar 45 alunos na mesma sala, sendo que o limite é de 30 alunos por sala.

— Por isso, precisamos colocar 10 alunos no período da tarde para equilibrar, para garantir a qualidade pedagógica e cumprir a legislação.

Continua depois da publicidade

Segundo Elizete, a direção chegou a chamar os pais para pedir que, quem pudesse, transferisse o filho para a tarde, porém, ninguém mudou e, então, foi feito o sorteio. Na próxima segunda-feira, 5, às 20h30min, será realizada outra reunião com os pais. Se ninguém aceitar trocar de horário, a secretaria vai adotar outros critérios para escolher os alunos que passarão para tarde: quem não fez a rematrícula no período indicado e os últimos a fazer.

— Quem fez a rematrícula no período correto esta com a vaga da manhã garantida, quem não fez ou deixou por último será transferido para a tarde. Por lei, a escola precisa garantir a vaga ao aluno, já o turno é conforme a disponibilidade.

Para tentar aumentar o espaço da escola e abrir mais uma sala de aula, a Secretaria de Estado da Educação solicitou ao município uma área construída ao lado da unidade que está em desuso. A solicitação ainda não teve uma resposta.

Continua depois da publicidade

Leia outras notícias da Grande Florianópolis