O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), o maior Festival Escola de Música Erudita da América Latina, tem início neste domingo (12) em Jaraguá do Sul. A 20ª edição do evento promete mais de 200 apresentações, com músicos de 27 países diferentes. O Festival segue até 25 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Neste ano, o Femusc comemora 20 anos com 750 obras durante os 14 dias de evento. Essas apresentações incluem grandes concertos e também pocket shows em vários pontos da cidade catarinense, como o shopping, lares de idosos e hospitais.

Veja fotos de edições anteriores do Femusc

A noite de abertura inicia às 20h30 e será marcada por uma homenagem a Elis Regina, uma das maiores intérpretes brasileiras, que completaria 80 anos em 2025. De acordo com o pianista e coordenador do núcleo de MPB do Femusc, Marcelo Ghelfi, responsável pela programação brasileira do festival,  a homenagem começará com uma canção executada pela orquestra do evento, muito vinculada  à carreira de Elis Regina. 

Continua depois da publicidade

— Uma música instrumental, mas não vou dizer qual é,  é segredo — brinca Ghelfi, que revela apenas duas das  músicas do show,  “O Boto”, de Tom Jobim, e  “Canto de Ossanha”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

Além desta, grandes apresentações estão na programação do evento, como a Ópera Madama Butterfly, de Giacomo Puccini, considerada uma das obras-primas do repertório operístico. De acordo com a organização do evento, é esperado um público superior a 30 mil pessoas durante as duas semanas de Festival.

Os músicos professores vêm de diferentes países para participar do festival, como a Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, e Itália.

Os ingressos são disponibilizados cerca de 48 horas antes de cada apresentação e podem ser adquiridos pelo site ou presencialmente na bilheteria da SCAR, com limitação de dois por pessoa. A programação completa pode ser consultada através do site oficial do festival.

Continua depois da publicidade

Femusckinho

Direcionado ao público infantil, o Femusckinho é um programa que promove a primeira imersão musical de crianças em Jaraguá do Sul. Ao longo de duas semanas, são oferecidas  oficinas de flauta doce, canto coral, musicalização e cordas, além de gincanas para crianças entre 6 e 12 anos.

O idealizador do Femusc, Alex Klein, explica que este projeto é uma forma de retribuir à Jaraguá por toda a estrutura, acolhimento e público que a cidade oferece anualmente, recebendo e prestigiando apresentações de músicos de todo o mundo.

— Por meio deste projeto, o FEMUSC busca retribuir esse apoio, introduzindo as crianças da cidade e da região ao universo da música erudita, incentivando a formação cultural e artística desde cedo e deixando um legado duradouro para a comunidade local — explica.

Ao todo, 80 vagas foram preenchidas e diversas apresentações do projeto poderão ser prestigiadas ao longo do Femusc 2025.

Continua depois da publicidade

Uma nova cara para o Festival

Entre as novidades desta edição está a nova  identidade visual criada pelo artista plástico Luciano Martins. O logotipo apresenta um Beethoven estilizado, desenhado à mão, com um toque pop e uma vibrante luz amarela, simbolizando a genialidade e o espírito indomável do compositor alemão.

— A nova diretoria do FEMUSC traz consigo uma renovação da marca, a conquista de novos patrocinadores e uma atualização na estrutura, mas mantém o compromisso com a credibilidade e a excelência que fizeram do festival um ponto de referência no cenário musical internacional — destaca Monika Conrads, que lidera a organização.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Presentes em 52 cidades de SC, Bombeiros Voluntários recebem recurso de R$ 10 milhões

Tudo sobre o Campeonato Catarinense 2025, que começa neste sábado

Conheça o estádio de abertura do Campeonato Catarinense 2025