Três pontos em cinco jogos. A campanha do Avaí no Campeonato Brasileiro até agora coloca o time na zona rebaixamento da Série A e o time em alerta. Pudera, a campanha de três empates em cinco partidas é o segundo pior início da Brasileirão do clube nos últimos 10 anos. Desde 2009, foram seis participações na primeira divisão. O desempenho até agora só não pior que em 2011.
Continua depois da publicidade
Naquele ano, a equipe azurra completou a quinta rodada com apenas um ponto somado. Perdeu para Flamengo, Atlético-MG, Santos e Palmeiras e empatou com o América-MG. Na edição de 2011, o Leão foi rebaixado na 35ª rodada e terminou a competição na lanterna – mesma posição após os cinco primeiros jogos -, e seis pontos atrás do penúltimo, o próprio América-MG. A melhor campanha, foi em 2010, quando o time ganhou duas partidas, empatou outras duas e perdeu apenas um nas cinco primeiras rodadas, e chegou a ocupar a quarta posição.
Até agora, nesta Série A, foram três empates (Grêmio, CSA e Vasco) e duas derrotas (Atlético-MG e Bahia). O Avaí está na 17ª colocação com 20% de aproveitamento. A equipe ainda não venceu passados cinco jogos. Assim como em 2009, quando o Leão obteve a melhor campanha de um time catarinense na elite nacional desde o sistema de disputa por pontos corridos.
Então comandada pelo técnico Silva, a equipe azurra largou com quatro empates e uma derrota nas cinco primeiras partidas daquele Brasileirão, também na 17ª posição, como a atual. Ao final da competição, no entanto, o Avaí foi o sexto colocado – na época apenas os quatro primeiros se classificavam para a Libertadores da América.
Últimas campanhas do Avaí na Série A
Continua depois da publicidade
2019
D – E – D – E – E – 3 pontos
17ª posição
2017
E – D – D – V – D – 4 pontos
17ª posição
Fim: rebaixamento
2015
E – D – V – V – D – 7 pontos
10ª posição
Fim: rebaixamento
2011
D – D – D – E – D – 1 ponto
20ª posição
Fim: rebaixamento
2010
V – E – V – D – E – 8 pontos
4ª posição
Fim: 15º
2009
E – E – E – D – E – 4 pontos
17ª posição
Fim: 6º lugar