A equipe de vigilância sanitária da prefeitura de Florianópolis interditou um supermercado no Centro da Capital para desinfecção nesta quinta-feira (29). Três funcionários que trabalham no local tiveram casos confirmados de coronavírus e estão afastados das funções. A loja da rede Angeloni, localizada na esquina da avenida Rio Branco com a rua Esteves Júnior, será reaberta após a higienização.

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Em nota, o Angeloni confirmou o fechamento do supermercado e garantiu que implementa 59 medidas de contingência por conta da pandemia. A empresa irá higienizar o estabelecimento, que havia passado por desinfecção na última sexta-feira (24). A rede garante que executa o processo rotineiramente a cada semana com o apoio de uma empresa especializada.

A prefeitura de Florianópolis informa que monitora os contatos dos trabalhadores que tiveram casos confirmados de coronavírus. A municipalidade ainda afirma que a loja será reaberta após o afastamento de possíveis contatos dos pacientes diagnosticados com a Covid-19. Outros supermercados da Capital já passaram por fechamentos pontuais relacionados à pandemia.

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Comunicado da Vigilância Sanitária

"A Prefeitura de Florianópolis, através da Vigilância Sanitária, interditou o Supermercado Angeloni da Avenida Rio Branco, no Centro de Florianópolis, para que o estabelecimento providencie a desinfecção de toda a área. A exigência é motivada por conta de três funcionários confirmados com COVID-19. Todos eles já estavam afastados do trabalho. A Prefeitura segue investigando todos os contatos desses trabalhadores para monitorar e testar. Após a desinfecção e afastamento de possíveis contatos dos confirmados, o Supermercado poderá reabrir."

Íntegra da nota do supermercado

"O Angeloni informa que está providenciando higienização completa na loja da Rua Esteves Júnior, na Capital, permanecendo fechada hoje.

É importante ressaltar que na última sexta-feira, dia 24 de abril, a loja passou por processo de desinfecção e higienização geral, realizado por empresa especializada, o que é executado de forma rotineira e minuciosa em todas as lojas da rede em Santa Catarina e Paraná a cada 7 dias, bem como desinfecções pontuais a cada caso ou suspeito além das medidas periódicas.

Desde o início, o Angeloni vem cumprindo todos os protocolos de segurança determinados pelos órgãos oficiais para a proteção dos clientes e funcionários, incluindo ações de contingência determinadas internamente (lista abaixo).

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AÇÕES IMPLEMENTADAS DE CONTINGÊNCIA

1. Estabelecimento de Comitê do Plano de Contingência;

2. Monitoramento diário das informações (2 x ao dia);

3. Plano de chamadas urgentes;

4. Definição de ações para casos suspeitos ou confirmados;

5. Orientações preventivas aos funcionários (Comunica / reuniões presenciais);

6. Orientação aos funcionários que atuam nas farmácias acerca da higienização adequada de pisos, superfícies de contato, objetos, prateleiras, embalagens e uniformes;

7. Disponibilização de máscaras para todos os funcionários;

8. Disponibilidade de álcool nos caixas;

9. Disponibilização de álcool nas mesas dos Refeitórios;

10. Instalação de novos dispensers de álcool gel (de 180 para 330ml);

11. Aumento de 25% de dispensers de álcool gel na Central de Produção;

12. Limpeza dos carrinhos e cestas de compras com sanitizante;

13. Limpeza de mesas, maçanetas e corrimãos com sanitizante;

14. Instalação de acrílicos nos caixas das lojas;

15. Orientação e fornecimento para a utilização de máscaras nas farmácias;

16. Orientação e fornecimento para a utilização de luvas de látex descartáveis nas farmácias para higienização interna do ambiente e procedimentos com contato aos clientes;

17. Demarcação no piso para maior afastamento de pessoas nos caixas;

18. Demarcação no piso para maior afastamento dos funcionários nos refeitórios;

19. Demarcação de distância entre clientes nos setores de açougue tendal e padaria balcão;

20. Utilização de pedestal com corrente zebrada com espaçamento de 01 metro dos balcões de dispensação de medicamentos;

21. Inclusão de caixa plástica para coletar receitas no balcão de dispensação de medicamentos;

22. Disponibilização à clientes que apresentem sintomas do COVID19 máscara cirúrgica descartável para utilização enquanto estiver no interior das farmácias, bem como, oferecer álcool à clientes para higienização das mãos;

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23. Cancelas de estacionamentos abertas e desligadas;

24. Maior distanciamento nos refeitórios (afastamento de bancos e dilatação do horário de funcionamento);

25. Embalagem individual dos talheres nos Refeitórios;

26. Disponibilização de embalagens plásticas nos Refeitórios para armazenamento de máscaras durante as refeições;

27. Controle de funcionários nas salas de produção, mitigando aglomerações;

28. Interdição da sala de descanso na Central de Produção;

29. Realocação dos equipamentos na Central de Produção, aumentando a distância entre eles;

30. Abertura de entradas de ventilação natural na Central de Produção;

31. Controle de fluxo de clientes para reduzir concentração nas lojas e farmácias; (50% da lotação)

32. Fechamento de entradas secundárias para melhor controle de fluxo nas lojas;

33. Plano de segurança para preservação do patrimônio contra tumultos e invasões;

34. Reforço da operação de e-commerce – 108 colaboradores;

35. Redução dos horários de atendimento nas lojas e postos;

36. Redução do efetivo nos escritórios, disponibilizando home office;

37. Controle das liberações de acesso Home Office;

38. Concessão de férias;

39. Dispensa de funcionários com idade (acima de 60 anos);

40. Dispensa de funcionários com patologias de risco;

41. Dispensa de funcionárias gestantes;

42. Dispensa de funcionários com sintomas;

43. Cancelamento dos inventários;

44. Cancelamento de viagens;

45. Cancelamento de treinamentos e reuniões;

46. Cancelamento das visitas dos fornecedores nas áreas comerciais;

47. Restrição de entrada de fornecedores e técnicos na Central de Produção;

48. Cancelamento das manipulações de produtos hortifruti (ex. frutas cortadas);

49. Aferição de temperatura corpórea nas centrais de produção e fatiados;

50. Aferição de temperatura corpórea nos funcionários que atuam nas farmácias, na entrada e saída da jornada de trabalho;

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51. Aferição de temperatura corpórea de todos os funcionários e clientes;

52. Disponibilização de proteção aos funcionários responsáveis pela aferição de temperatura dos clientes;

53. Monitoramento diário dos movimentos de caixa e Tesouraria;

54. Celeridade na identificação dos itens em ruptura mais procurados pelos clientes a fim de reabastecimento com mais agilidade;

55. Alternativa de transporte com carona solidária e frota da empresa;

56. Desativação da lanchonete para consumo em loja;

57. Desativação da praça de alimentação;

58. Orientação e verificação referente a higienização interna e externa dos veículos das transportadoras que prestam serviços ao Angeloni;

59. Desinfeção das lojas e áreas administrativas;"