A equipe de vigilância sanitária da prefeitura de Florianópolis interditou um supermercado no Centro da Capital para desinfecção nesta quinta-feira (29). Três funcionários que trabalham no local tiveram casos confirmados de coronavírus e estão afastados das funções. A loja da rede Angeloni, localizada na esquina da avenida Rio Branco com a rua Esteves Júnior, será reaberta após a higienização.
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Em nota, o Angeloni confirmou o fechamento do supermercado e garantiu que implementa 59 medidas de contingência por conta da pandemia. A empresa irá higienizar o estabelecimento, que havia passado por desinfecção na última sexta-feira (24). A rede garante que executa o processo rotineiramente a cada semana com o apoio de uma empresa especializada.
A prefeitura de Florianópolis informa que monitora os contatos dos trabalhadores que tiveram casos confirmados de coronavírus. A municipalidade ainda afirma que a loja será reaberta após o afastamento de possíveis contatos dos pacientes diagnosticados com a Covid-19. Outros supermercados da Capital já passaram por fechamentos pontuais relacionados à pandemia.
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Comunicado da Vigilância Sanitária
"A Prefeitura de Florianópolis, através da Vigilância Sanitária, interditou o Supermercado Angeloni da Avenida Rio Branco, no Centro de Florianópolis, para que o estabelecimento providencie a desinfecção de toda a área. A exigência é motivada por conta de três funcionários confirmados com COVID-19. Todos eles já estavam afastados do trabalho. A Prefeitura segue investigando todos os contatos desses trabalhadores para monitorar e testar. Após a desinfecção e afastamento de possíveis contatos dos confirmados, o Supermercado poderá reabrir."
Íntegra da nota do supermercado
"O Angeloni informa que está providenciando higienização completa na loja da Rua Esteves Júnior, na Capital, permanecendo fechada hoje.
É importante ressaltar que na última sexta-feira, dia 24 de abril, a loja passou por processo de desinfecção e higienização geral, realizado por empresa especializada, o que é executado de forma rotineira e minuciosa em todas as lojas da rede em Santa Catarina e Paraná a cada 7 dias, bem como desinfecções pontuais a cada caso ou suspeito além das medidas periódicas.
Desde o início, o Angeloni vem cumprindo todos os protocolos de segurança determinados pelos órgãos oficiais para a proteção dos clientes e funcionários, incluindo ações de contingência determinadas internamente (lista abaixo).
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AÇÕES IMPLEMENTADAS DE CONTINGÊNCIA
1. Estabelecimento de Comitê do Plano de Contingência;
2. Monitoramento diário das informações (2 x ao dia);
3. Plano de chamadas urgentes;
4. Definição de ações para casos suspeitos ou confirmados;
5. Orientações preventivas aos funcionários (Comunica / reuniões presenciais);
6. Orientação aos funcionários que atuam nas farmácias acerca da higienização adequada de pisos, superfícies de contato, objetos, prateleiras, embalagens e uniformes;
7. Disponibilização de máscaras para todos os funcionários;
8. Disponibilidade de álcool nos caixas;
9. Disponibilização de álcool nas mesas dos Refeitórios;
10. Instalação de novos dispensers de álcool gel (de 180 para 330ml);
11. Aumento de 25% de dispensers de álcool gel na Central de Produção;
12. Limpeza dos carrinhos e cestas de compras com sanitizante;
13. Limpeza de mesas, maçanetas e corrimãos com sanitizante;
14. Instalação de acrílicos nos caixas das lojas;
15. Orientação e fornecimento para a utilização de máscaras nas farmácias;
16. Orientação e fornecimento para a utilização de luvas de látex descartáveis nas farmácias para higienização interna do ambiente e procedimentos com contato aos clientes;
17. Demarcação no piso para maior afastamento de pessoas nos caixas;
18. Demarcação no piso para maior afastamento dos funcionários nos refeitórios;
19. Demarcação de distância entre clientes nos setores de açougue tendal e padaria balcão;
20. Utilização de pedestal com corrente zebrada com espaçamento de 01 metro dos balcões de dispensação de medicamentos;
21. Inclusão de caixa plástica para coletar receitas no balcão de dispensação de medicamentos;
22. Disponibilização à clientes que apresentem sintomas do COVID19 máscara cirúrgica descartável para utilização enquanto estiver no interior das farmácias, bem como, oferecer álcool à clientes para higienização das mãos;
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23. Cancelas de estacionamentos abertas e desligadas;
24. Maior distanciamento nos refeitórios (afastamento de bancos e dilatação do horário de funcionamento);
25. Embalagem individual dos talheres nos Refeitórios;
26. Disponibilização de embalagens plásticas nos Refeitórios para armazenamento de máscaras durante as refeições;
27. Controle de funcionários nas salas de produção, mitigando aglomerações;
28. Interdição da sala de descanso na Central de Produção;
29. Realocação dos equipamentos na Central de Produção, aumentando a distância entre eles;
30. Abertura de entradas de ventilação natural na Central de Produção;
31. Controle de fluxo de clientes para reduzir concentração nas lojas e farmácias; (50% da lotação)
32. Fechamento de entradas secundárias para melhor controle de fluxo nas lojas;
33. Plano de segurança para preservação do patrimônio contra tumultos e invasões;
34. Reforço da operação de e-commerce – 108 colaboradores;
35. Redução dos horários de atendimento nas lojas e postos;
36. Redução do efetivo nos escritórios, disponibilizando home office;
37. Controle das liberações de acesso Home Office;
38. Concessão de férias;
39. Dispensa de funcionários com idade (acima de 60 anos);
40. Dispensa de funcionários com patologias de risco;
41. Dispensa de funcionárias gestantes;
42. Dispensa de funcionários com sintomas;
43. Cancelamento dos inventários;
44. Cancelamento de viagens;
45. Cancelamento de treinamentos e reuniões;
46. Cancelamento das visitas dos fornecedores nas áreas comerciais;
47. Restrição de entrada de fornecedores e técnicos na Central de Produção;
48. Cancelamento das manipulações de produtos hortifruti (ex. frutas cortadas);
49. Aferição de temperatura corpórea nas centrais de produção e fatiados;
50. Aferição de temperatura corpórea nos funcionários que atuam nas farmácias, na entrada e saída da jornada de trabalho;
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51. Aferição de temperatura corpórea de todos os funcionários e clientes;
52. Disponibilização de proteção aos funcionários responsáveis pela aferição de temperatura dos clientes;
53. Monitoramento diário dos movimentos de caixa e Tesouraria;
54. Celeridade na identificação dos itens em ruptura mais procurados pelos clientes a fim de reabastecimento com mais agilidade;
55. Alternativa de transporte com carona solidária e frota da empresa;
56. Desativação da lanchonete para consumo em loja;
57. Desativação da praça de alimentação;
58. Orientação e verificação referente a higienização interna e externa dos veículos das transportadoras que prestam serviços ao Angeloni;
59. Desinfeção das lojas e áreas administrativas;"