O Santos estreou no Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro, bicampeão nacional, ainda não. Depois de decepcionarem na primeira rodada, as equipes fizeram um movimentado jogo na Vila Belmiro, neste domingo, no qual o time paulista foi superior e mereceu vencer: 1 a 0, gol de Geuvânio. Mas poderia ter sido até mais se não fosse a má pontaria santista.
Continua depois da publicidade
A vitória serve não só para colocar o Santos mais acima na tabela como também para empolgar o torcedor e mostrar aos rivais que o campeão paulista pode sim sonhar com coisas maiores na competição. Mais ligado do que na primeira rodada, quando empatou com o Avaí, o time paulista se impôs em casa e dominou o mineiro. Contudo, um dos maiores problemas da última partida voltou a ser visto neste domingo: o time cria muito, mas desperdiça oportunidades de gol na mesma proporção.
Confira a tabela de classificação do Brasileirão
O problema foi visto na primeira etapa, mas ficou ainda mais evidente após o lindo gol de Geuvânio, minutos antes do intervalo. Os comandados de Marcelo Fernandes tiveram mais espaço, se aproveitaram da velocidade dos pontas e das enfiadas de Lucas Lima, mas cansaram de perder oportunidades, algumas delas extremamente fáceis.
No 4-2-3-1, desenho quase idêntico ao do Cruzeiro, os donos da casa tiveram até menos posse de bola nos 45 minutos iniciais, mas foi mais objetivo. Robinho, homenageado por ter completado 250 jogos pelo clube, esteve abaixo da sua média, mas foi decisivo no passe que originou o gol da vitória. Ricardo Oliveira, artilheiro da temporada, foi pouco acionado e também não brilhou.
Continua depois da publicidade
Já a equipe mineira, que diferentemente da partida contra o Corinthians não poupou todos os seus titulares, enfrentou sérios problemas na criação. Marcelo Oliveira bem que tentou corrigir o problema trocando Arrascaeta por Gabriel Xavier no intervalo, mas o problema persistiu. Isso também porque Marquinhos e Willian estiveram muito apagadas e não conseguiram municiar Henrique e depois Joel. A válvula de escape foi pelo lado direito, setor mal coberto por Chiquinho, mas ainda assim faltou concluir mais ao gol de Vladimir.
No fim, em contra-ataque cedido inexplicavelmente pelos donos da casa, o time mineiro teve a chance de empatar com Gabriel Xavier, mas ele cabeceou mal, para fora.
Os times agora se desligam do Brasileirão e voltam a campo no meio de semana em duelos mata-matas. O Santos visita o Sport, quarta-feira, pela terceira fase da Copa do Brasil, enquanto o Cruzeiro vai à Argentina na quinta encarar o River Plate, pelas quartas de final da Libertadores.
Confira o Guia do Brasileirão:

*Lancepress!