Com seis mudanças e cinco atletas formados na base, o Avaí está definido para a despedida da temporada contra o Athlético-PR neste domingo, 16h, na Ressacada, pela última rodada da Série A do Brasileiro. A equipe foi definida na última atividade do ano que aconteceu na manhã deste sábado. Sem vencer há 17 partidas, o Leão quer terminar 2019 com vitória, mas para isso terá que quebrar um tabu que já dura cinco anos. A última vez que venceu o último jogo do ano foi em 2014, pela Série B, quando garantiu o retorno para a elite de 2015.
Continua depois da publicidade
Por se tratar de um jogo de despedida do ano, Evando aproveita para fazer uma formação um pouco diferente e dar oportunidades também. Lourenço está fora suspenso pelo terceiro amarelo, mas no setor não será problema, já que Léo retorna para a lateral-direita após suspensão, o que acontece também com o meia João Paulo. Quem também está fora é o goleiro Vladimir, que recebeu uma pancada no ombro contra o Flamengo e assim foi vetado pelos médicos do clube. O atleta não fica para 2020 e retorna para a equipe do Santos. Desta maneira, Lucas Frigeri, que será o goleiro da equipe ano que vem, terá uma nova oportunidade.
Quem volta ao time é o zagueiro Zé Marcos, que ganha uma nova chance no lugar de Eduardo Kunde. No meio campo, recuperado de lesão, Pedro Castro também retorna e fará parte do 4-2-3-1 trabalhado por Evando. Assim , o Avaí entra em campo com Lucas Frigeri, Léo, Marquinhos Silva, Zé Marcos, Ramon; Pedro Castro, Wesley; Richard Franco, João Paulo, Luan Pereira; Jonathan.
Com 17 jogos sem ganhar, a vontade do grupo é de encerrar a temporada dando uma vitória para a sua torcida. Para chegar ao resultado, o time azurra terá que quebrar uma marca de não vencer o último jogo do ano há cinco anos. A última vez que o Leão venceu o último jogo da temporada foi no acesso de 2014. Na última rodada da Série B, no dia 29 de novembro, a equipe catarinense derrotou o Vasco por 1 a 0, na Ressacada, gol de Marquinhos Santos, e com a combinação de resultados, quase que improváveis, garantiu o acesso para a Série A de 2015. De lá para cá, nas duas divisões, o Avaí só empatou no último jogo do ano.
Últimos jogos do ano
Continua depois da publicidade
2014 – Série B – Rodada 38 – Avaí 1 x 0 Vasco (Subiu)
2015 – Série A – Rodada 38 – Corinthians 1 x 1 Avaí (Caiu)
2016 – Série B – Rodada 38 – Avaí 1 x 1 Brasil-RS (Subiu antecipado)
2017 – Série A – Rodada 38 – Santos 1 x 1 Avaí (Caiu)
2018 – Série B – Rodada 38 – Avaí 0 x 0 Ponte Preta (Subiu)