A Galeria de Arte da Villa Francioni ficou pequena para o evento cultural realizado no último final de semana e que reuniu três projetos especiais: o lançamento do livro “Quem tem Medo da Cultura?”, de Edson Busch Machado; a abertura da exposição “A natureza de nós duas”, de Celaine Refosco e Giovana Casagrande; e a apresentação de tango dos bailarinos Fabiano Silveira e Juliana Figueredo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O evento, com cerca de duzentos participantes, reuniu artistas, educadores, amantes da cultura, empresários, políticos da região serrana, diretores da vinícola e integrantes do Núcleo Regional da Associação Catarinense de Professores e do Grupo Escritores Serranos de São Joaquim.

Os encantos do Altos da Serra do Corvo Branco em SC

— A Serra catarinense é realmente muito linda. Estou feliz em poder conhecer esse pedaço precioso do nosso país — diz o ator Juan Alba, que está na região visitando as vinícolas de altitude.

Continua depois da publicidade

— A arte é um dos três pilares que inspiraram a criação da Villa Francioni e para nós é uma honra abrir espaço para que artistas de diferentes áreas, como a pintura, a literatura e a dança, possam interagir com nossos clientes e com a comunidade regional — ressaltou Daniela Freitas, presidente do conselho da vinícola.

Adriana Freitas, que integra o Conselho da Villa Francioni, lembrou o fundador Dilor Freitas.

— Quando realizamos um evento como esse é sempre importante lembrar e elogiar o nosso pai, que criou a e nos deixou uma missão: continuar o seu legado — afirmou.

Edson Busch Machado, artista visual, curador de exposições, jornalista, gestor cultural e operário da cultura, foi um grande observador e provocador das diferentes facetas da arte catarinense. No lançamento do livro, agradeceu a presença do público.

— “Quem tem Medo da Cultura?” é um livro de 600 páginas e 2 mil citações entre artistas, museus e instituições de cultura, a maioria catarinense, reunindo milhares de textos escritos e publicados originalmente em jornais, revistas, catálogos e livros. Uma grande parte da minha vida está nestas páginas — ressalta ele.

Continua depois da publicidade

Inaugurada durante o evento, a exposição “A natureza de nós duas” mostra as pesquisas individuais em pinturas de Celaine Refosco e cerâmicas de Giovana Casagrande, aproximadas e reunidas pelo interesse das artistas, que convergem em percepções sobre a vida e no relacionamento que ambas mantêm e manifestam, com expressão e estética.

A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 13 de outubro e poderá ser visitada diariamente das 10h às 17h. Ao final do evento, os visitantes foram presenteados com um espetáculo de tango apresentado pelo casal Fabiano Silveira e Juliana Figueredo.

Veja fotos dos eventos culturais na Villa Francioni

Leia mais

Quem é a estudante de Lages que disputa vaga em um dos maiores concursos de beleza do mundo

O charmoso Jardim Secreto que se tornou um pedaço da França na Serra catarinense