Florianópolis vive um surto de sarampo no Norte da Ilha, depois da confirmação nessa terça-feira (12), de sete casos da doença nesta região. Todos deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte no final de semana. Com isso, no local, a idade para vacinação foi estendida até os 59 anos. Quem não estiver imunizado deve procurar as salas de vacina o mais rápido possível, alerta a gerente da vigilância epidemiológica do município Ana Cristina Vidor.

Continua depois da publicidade

– Estamos com mais de 30 casos suspeitos em acompanhamento daquela região, sete foram confirmados. Outros resultados devem sair hoje. Então, certamente, amanhã teremos mais. A pessoa já está transmitindo uma semana antes de aparecerem as manchinhas no corpo – explicou.

Os casos foram confirmados nos bairros de Jurerê, Ingleses, Santinho e Canasvieiras. Como estes pacientes estiveram em diversos locais públicos com aglomeração de pessoas, como terminal de ônibus e shoppings é imprescindível que todos se vacinem, reforça Ana Vidor.

– Qualquer situação que não seja eu tenho o comprovante de vacina em casa corre na unidade de saúde agora e se vacina. A maioria dos casos se concentra antes dos 40 anos. Então a gente tá estendendo até os 50 anos para aumentar essa linha de proteção. Temos hoje casos internados de sarampo. A maioria dos casos de sarampo evolui e se cura espontaneamente, sem complicação, mas o sarampo pode provocar encefalite, meningite, pneumonia e pode levar à morte – explicou.

Onde se vacinar

A faixa etária estendida é válida para os centros de saúde dos seguintes bairros:

Continua depois da publicidade

Ingleses

Barra da Lagoa

Cachoeira do Bom Jesus

Rio Vermelho

Vargem Pequena

Vargem Grande (que atende Canasvieiras)

Jurerê

Ponta das Canas

Ratones (não abre no Dia D)

Santinho

Santo Antônio de Lisboa.

Não há vacinação na policlínica Norte e na Unidade de Pronto Atendimento Norte da Ilha (UPA Norte).

A prefeitura orienta que todos entrem em contato com o posto de saúde antes de sair de casa, para confirmar o horário de atendimento. Para se vacinar, basta levar um documento de identificação.

Quem deve se vacinar

– 6 meses de vida: dose zero

– 1 ano de idade: primeira dose

– 1 ano e 3 meses: segunda dose

– até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses

– de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose