Santa Catarina tem 22 pessoas, entre adultos e crianças, esperando por um leito de UTI nos hospitais públicos neste sábado, dia 11. A situação mais crítica está entre os leitos pediátricos: com 100% de ocupação, oito aguardam por uma vaga, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Dos oito pacientes que estão na fila por uma UTI pediátrica no Estado, seis possuem alguma doença respiratória. A região com a maior espera é o Sul, com três, seguida da Serra, com dois, e do Vale do Rio Itajaí, Meio Oeste e Grande Oeste, com um paciente em cada.

> Florianópolis registra 14 surtos de Covid em escolas, asilos e órgão público

Atualmente, dos 93 leitos pediátricos disponíveis, todos estão ocupados, sendo que cinco deles são de pacientes com Covid-19. 

Continua depois da publicidade

Mapa aponta a situação dos leitos pediátricos em SC
Mapa aponta a situação dos leitos pediátricos em SC (Foto: SES/Divulgação)

Já nas UTIs neonatais, são seis pessoas que aguardam transferência para um leito de UTI junto à Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares (CERIH): três no Vale do Rio Itajaí e três no Grande Oeste. Nenhum deles necessita de atendimento por problemas respiratórios, segundo a SES.

A taxa de ocupação de UTI Neonatal em Santa Catarina é de 97,71%. Das 175 vagas, 171 estão ocupadas neste sábado, conforme a secretaria.

Oito adultos aguardam por leito em SC

A SES também divulgou o número de adultos que aguardam por uma vaga nas UTIs do Estado. Ao todo, são oito pacientes, sendo que três necessitam de internação devido a doenças respiratórias. Já os demais, precisam do serviço especializado para outras patologias.

Os pacientes estão divididos nas seguintes regiões: três na Foz do Rio Itajaí, três no Grande Oeste. um no Sul e um no Vale do Rio Itajaí. A taxa de ocupação nos leitos de UTI adulto é de 96,90%, com 750 das 774 vagas ocupadas. Dessas, 29 são por pacientes com Covid-19.

Continua depois da publicidade

Governo projeta 114 novos leitos 

A previsão do governo estadual é de que 114 novos leitos sejam ativados nos próximos 90 dias afim de suprir a demanda. Desses, 82 devem ser dedicados para atendimento das crianças. 

Já nesta segunda-feira, dia 13, 27 leitos para adultos devem ser ativados: 10 deles de UTI e 17 de enfermaria, no Hospital Florianópolis.

O governo estadual diz que a ativação dos leitos será custeada por parte dos R$ 40 milhões previstos em um recente pacote de ações. Ele está atrelado ao decreto de situação de emergência em vigor no Estado desde o último dia 3 de junho, por conta do surto de doenças respiratórias e de dengue em Santa Catarina.

Leia também: 

Covid, varíola dos macacos e mais: por que estamos registrando “boom” de doenças?

Continua depois da publicidade

Dengue, gripe e Covid-19 sobrecarregam emergências de hospitais em SC

Com ambulatórios lotados, Blumenau nunca vacinou tão pouco contra a influenza