As meninas do basquete de Blumenau refizeram as pazes com a vitória na noite desta sexta-feira, dia 27. Em partida válida pela 5ª rodada do returno da Liga de Basquete Feminino (LBF), as blumenauenses venceram o Ituano-SP, por 65 a 64, no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, em Blumenau, em repeteco da decisão da LBF da temporada passada – na qual as paulistas levaram a melhor.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O time comandado pela técnica Bruna Rodrigues vinha de uma sequência de duas derrotas seguidas – para Santo André-SP (por 64 a 62) e Campinas-SP (por 57 a 52), ambas fora de casa. Com o resultado, o time de Blumenau chega a 22 pontos em 14 jogos e ocupa a 5ª colocação na tabela de classificação. Já o atual campeão da LBF vem logo atrás, com os mesmos 22 pontos, porém, com uma partida a mais.

A ala-armadora Leila Zabani liderou o time de Blumenau rumo à vitória. A camisa 16 foi a cestinha da noite, com, 22 pontos, e ainda pegou 10 rebotes e distribuiu três assistências. Com as mãos certeiras, ela converteu três dos cinco arremessos de 3 pontos. Pelo time paulista, a maior marcadora foi a armadora Cacá Martins – que até a temporada passada atuava por Blumenau -, com 16 pontos.

> LeBron James se torna o segundo maior cestinha da história da NBA

Continua depois da publicidade

As blumeuaneses voltam à quadra na próxima terça-feira, dia 31, às 19h30min, para enfrentar a equipe de Sorocaba-SP. O time paulista é o lanterna da LBF e ainda não venceu nenhuma partida em 13 jogos até o momento.

O jogo

A partida foi marcada pelo equilíbrio no placar e também pela oscilação dos dois times no controle do placar. O time paulista fechou o 1º quarto à frente, por 15 a 11. No 2º quarto as donas da casa conseguiram imprimir um forte ritmo de jogo, fecharam o período com uma vitória parcial por 21 a 8 e foram para o vestiária à frente no placar: 32 a 23.

> Projeto Basquete Transforma SC vai valorizar potencial do esporte catarinense

Na volta do intervalo o time do interior paulista atuou mais concentrado, errou menos e venceu o 3º quarto por 25 a 11, decretando o placar em 48 a 43. Atrás no placar, as blumenauenses mostraram poder de recuperação e buscaram a vitória jogada a jogada, vencendo o último período por 22 a 16 (melhor parcial ofensiva da equipe no jogo) e confirmando o placar final em 65 a 64.​

Confira galeria de fotos com lances do jogo:

A competição

A LBF tem 10 clubes participantes em 2022, e iguala o recorde das edições de 2014/2015 e 2019. Neste ano, além de Blumenau estarão na disputa: Campinas-SP, Catanduva-SP, Ituano-SP, Mesquita-RJ, Sampaio Corrêa-MA, Santo André-SP, Sesi/Araraquara-SP, Sorocaba-SP e Sport-PE.

Continua depois da publicidade

> Leia mais notícias do basquete de SC

Na primeira fase as equipes se enfrentam entre si em turno e returno, com os oito melhores colocados avançando para os playoffs. Na fase de quartas de final, os duelos obedecerão o chaveamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e serão decididos em séries melhores de três jogos.

Nas semifinais, os confrontos também serão em série melhor de três partidas. Já o título será decidido em uma série melhor de cinco jogos.

Leia também:

> Salah do vôlei? Quem é o jogador do Apan/Blumenau chamado de sósia do craque egípcio

> Vôlei de Blumenau acerta contratação histórica de Alan Souza, atleta da Seleção Brasileira

> Pista indoor de atletismo em Santa Catarina