O Botafogo entrou em campo no noite deste sábado precisando apenas de um empate, mas foi muito além disso. Com um show coletivo, o Fogão goleou o Resende no Raulino de Oliveira por 5 a 0 e se classificou para final da Taça Rio. Como já conquistou a Taça Guanabara e tem a melhor campanha do segundo turno, o Glorioso joga por um empate no próximo domingo para levar seu 20º título carioca

Continua depois da publicidade

Os gols da vitória botafoguense foram marcados por cinco jogadores diferentes: Dória, Lodeiro, Fellype Gabriel, Rafael Marques e Seedorf. O Resende ainda teve chance de descontar com um pênalti, mas Jefferson defendeu.

Na final da Taça Rio, o Botafogo encara o vencedor do jogo Fluminense x Volta Redonda, que fazem a outra semifinal do segundo turno, neste domingo, às 16h, também no Raulino de Oliveira.

DOMÍNIO TOTAL DO FOGÃO

Sem tomar conhecimento do adversário em campo, o Botafogo começou a partida pressionando no setor ofensivo. Em um bonito voleio, Seedorf quase abriu o placar, mas um golpe de vista foi o suficiente para o goleiro Mauro. Mas o sufoco em cima do Resende tinha apenas começado.

Continua depois da publicidade

A torcida aplaudiu um cruzamento de letra feito por Seedorf para Lodeiro, no entanto, a zaga chegou a tempo para interceptar o lance, cedendo um escanteio. A festa botafoguense veio depois, Na cobrança, Lodeiro recebeu na lateral esquerda e cruzou para o jovem Dória abrir o placar, de canela. Pouco depois, em jogada individual, o uruguaio cortou Léo Silva, entrou na área e chutou rasteiro para fazer o segundo, que teve a colaboração do goleiro.

Após a parada técnica, o Botafogo colocou o pé no freio e o Resende ganhou fôlego para ir ao ataque. Sozinho na ponta esquerda, Hiroshi foi derrubado por Fellype Gabriel e o árbitro Pericles Bassols marcou pênalti. Só que Hiroshi cobrou mal e Jefferson defendeu.

Na sequência do lance, Julio Cesar cruzou de longe para Fellype Gabriel, que não perdoou e fez o terceiro do Fogão de cabeça. O goleiro Mauro tocou na bola, mas não evitou o gol.

A partir daí, o time do técnico Oswaldo de Oliveira voltou a ter o controle da partida. O Resende só voltou a chegar com força perto do fim da primeira etapa, quando Thiago Salles acertou boa cabeçada, mas Jefferson apenas acompanhou a bola sair por cima do travessão.

Continua depois da publicidade

BOTAFOGO AUMENTA A CONTA

Na volta do intervalo, o Resende, sedento por uma reação, já se arriscou no ataque com Hiroshi, que testou um chute de fora da área. No entanto, a marcação botafoguense impediu que mais jogadas de perigo fossem criadas.

O Glorioso permaneceu impiedoso no ataque. Em bonito lance, aos oito minutos, Lodeiro entregou de calcanhar para Rafael Marques finalizar na entrada da área, de primeira, rasteiro, no canto esquerdo de Mauro, que viu de um ângulo privilegiado as redes balançarem pela quarta vez na partida.

Acuado demais, o Resende limitou-se a tentar evitar uma goleada maior, com o time inteiro postado no campo defensivo. Com a vitória bem encaminhada e de olho na partida contra o CRB-AL, na próxima quinta-feira, pela Copa do Brasil, o técnico Oswaldo de Oliveira efetuou três substituições, tirando Bolívar, Fellype Gabriel e Lodeiro, o que não significou uma redução na pressão.

Em um lampejo de ofensividade, o Resende chegou com Elias, ao disparar uma bomba de fora da área, espalmada por Jefferson. Aos 39, porém, mais um para a conta do Glorioso. Ao se livrar da marcação, Vitinho foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Seedorf completar para o fundo do gol e premiar a boa atuação. Com o domínio da situação, o placar permaneceu em 5 a 0 até o árbitro determinar o fim da partida.

Continua depois da publicidade