O discurso de Donald Trump após tomar posse como presidente dos Estados Unidos (EUA) causou filas desde a madrugada desta segunda-feira (20). Sob sensação térmica de -11°C, os apoiadores do republicano lutaram por um lugar no ginásio Capital One Arena, local do discurso do novo presidente. As informações são da Folha de S. Paulo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Com o frio extremo, os ambulantes não perderam tempo. Uma touca estava custando US$ 5, o que equivale a R$ 30. Aquecedores para as mãos também foram vendidos no local que registrou horas de fila ao ar livre.

AO VIVO: Acompanhe a posse de Donald Trump na volta à presidência dos Estados Unidos

O centro de Washington foi tomado por filas serpenteantes e, em alguns locais específicos, houve confusão. São 20 mil assentos disponíveis no ginásio, e a polícia fez uma tentativa de criar fluxos entre as grades improvisadas.

Continua depois da publicidade

Alguns apoiadores de Trump ficaram irritados, receosos que, mesmo tendo madrugado no local, não conseguiriam garantir um lugar para assistir o discurso do presidente. Outros, cantavam e dançavam.

Um apoiador registrou um vídeo das filas em Washington. Algumas pessoas chegaram ao local às 3h da manhã, segundo ele.

Frio extremo em Washington

Muitas das pessoas que planejavam acompanhar de perto a posse de Trump tiveram que mudar os planos repentinamente por conta da massa de ar polar que está sobre Washington. Com a previsão, a equipe do republicano, que tinha distribuído 220 mil ingressos para as áreas externas diante do Capitólio, foi obrigada a transferir o evento para dentro do Capital One, que tem capacidade para 20 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

Os planos de Trump também mudaram com as temperaturas baixas. O presidente eleito planejava encher os gramados de apoiadores para revidar quem disse que, em 2017, a posse dele estava vazia.

Muitas pessoas tinham desembolsado bastante dinheiro para acompanhar a posse ao vivo. Alguns apoiadores pegaram aviões e ônibus, além de reservar hotéis. Agora, muitos ingressos foram perdidos.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Migração, fim de impostos e aborto: as promessas de Trump para o novo mandato nos EUA

Lula diz que não quer briga com EUA de Trump e que torce por “gestão profícua”

Convicção ou oportunismo? Trump 2.0 põe à prova discurso de empresas

Política econômica de Trump gera misto de apreensão e otimismo ao setor empresarial de SC