Um dos mais tradicionais clubes de Santa Catarina, a Sociedade Recreativa Mampituba faz parte da memória de muitas famílias no Sul do Estado. Com sede em Criciúma, o clube, que já foi eleito um dos melhores do Brasil, completa 100 anos este mês.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Essa história começou a ser escrita em 18 de maio de 1924, ainda como um time de futebol. Um grupo de 52 pessoas, lideradas pelo empresário Abílio Paulo, fundaram o Mampituba Foot Ball Club. Isso um ano antes de Criciúma se tornar cidade.

Quem é o catarinense que foi de almoxarife a bilionário da Forbes

O nome escolhido foi uma homenagem ao Rio Mampituba, que divide os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao longo das décadas, o time de futebol deixou de existir e o clube ganhou caráter social. É ali que até hoje acontecem grandes festas, como bailes de gala.

Continua depois da publicidade

Estrutura da sede

As obras na sede Campestre do Clube começaram na década de 1970. Projetada pelo arquiteto e presidente do clube na época, Fernando Jorge da Cunha Carneiro, a construção conta com 50 hectares de terra.

A sede Campestre tem 11 salões, entre eles o Salão Social Abílio Paulo. Conta com 50 churrasqueiras; quatro campos de futebol e dois campos infantis; 15 quadras de beach tennis, sendo quatro cobertas; canchas de bocha e uma academia das mais modernas do país.

Fotos antigas revelam como era a praça central de Criciúma no passado

Por conta dessa estrutura, o Mampituba já foi sede por oito anos consecutivos do Banana Bowl, um dos maiores torneios infanto-juvenis de tênis do mundo. O clube já recebeu representantes nas Olimpíadas: a velocista do atletismo, Ana Cláudia Lemos, e nas Paralímpiadas de Tóquio, o técnico da equipe de tênis de mesa, Alexandre Ghizi.

Veja fotos do Mampituba ao longo dos anos

Continua depois da publicidade

Leia mais

Conheça a capelinha centenária que é patrimônio histórico de Criciúma

Onde fazer passeios de balão em Santa Catarina