Campeã olímpica nos Jogos de Pequim-2008 como ponteira, Sassá está de volta à Seleção Brasileira, mas desta vez para ser testada em uma nova posição: a de líbero. A veterana, que jogou a última Superliga pelo Praia Clube, foi confirmada nesta segunda-feira pelo técnico José Roberto Guimarães na lista de relacionadas para os treinos em Saquarema (RJ).

Continua depois da publicidade

Em dezembro do ano passado, a ex-atacante havia confirmado o plano de se tornar uma especialista em fundo de quadra com o intuito de prolongar a carreira. Mas, naquele momento, não imaginava ser chamada novamente por Zé Roberto.

– Foi uma conversa que tivemos, pois ela sempre colaborou muito durante todos esses anos como integrante da seleção adulta. Foi sempre muito de grupo, decisiva em todos os campeonatos que participamos. Apresenta essa possibilidade de passe e defesa, além de ser ótima pessoa. A comissão técnica achou que ela seria interessante na posição, dando oportunidade de uma mudança – afirmou Zé Roberto, em coletiva, no Rio de Janeiro.

Uma ligação do comandante esta semana foi decisiva para que Sassá decidisse pela mudança definitiva. Depois de uma temporada apagada como ponteira na Superliga, em que anotou apenas 117 pontos (102 em ataque, sete em bloqueios e oito em saques) e acabou substituída por Jú Costa, ela uniu a meta antiga com a nova ambição de disputar a Olimpíada do Rio, em 2016.

– Ela nunca se machucou, é forte fisicamente, sempre se cuidou muito. Que seja feliz nessa nova função – disse o treinador, que não convocava a jogadora desde os Jogos de Londres. Na função de líbero, Camila Brait assumiu ano passado o posto de titular da equipe, após a aposentadoria de Fabi, com Léia na reserva.

Continua depois da publicidade

Três em um

Com 33 nomes chamados, a Seleção será dividida em três grupos nos próximos meses. Um time disputará os Jogos Pan-Americanos de Toronto, entre 10 e 26 de julho, sob o comando de Zé Roberto, o outro jogará o Grand Prix, de 3 a 26 de julho, com Paulo Coco, e um terceiro, chefiado por Wagão, disputará o Mundial Sub-23.

A divisão acontecerá na segunda etapa do Grand Prix, em São Paulo. A partir da fase da Itália, um time, que deve ter a bicampeã olímpica Jaqueline como maior liderança, embarcará para Toronto, enquanto outro seguirá no tour pela Ásia. Já a equipe Sub-23 jogará o Mundial entre 12 e 19 de agosto, em Ankara, na Turquia.

Confira a lista completa das atletas selecionadas:

Levantadoras

Ana Tiemi – Bauru (SP)

Dani Lins – Molico/Osasco (SP)

Fabíola Souza – Dinamo Krasnodar (Rússia)

Juma Fernandes – Vôlei – São Cristóvão Saúde/São Caetano

Macris – Pinheiros (SP)

Roberta Ratzke – Rexona-Ades (RJ)

Opostas

Paula – São Cristóvão Saúde/São Caetano

Ivna – Molico/Osasco (SP)

Jéssica – Brasília Vôlei (DF)

Joycinha – Daejon KGC (Coréia do Sul)

Monique Pavão – Sesi (SP)

Centrais

Adenízia – Molico/Osasco (SP)

Carol – Rexona-Ades (RJ)

Angélica – Brasília Vôlei (DF)

Bárbara – Sesi (SP)

Fran – Pinheiros (SP)

Juciely – Rexona-Ades (RJ)

Letícia Hage – Dentil/Praia Clube (MG)

Mayhara – Vôlei – Rexona-Ades (RJ)

Mara Leão – São Cristóvão Saúde/São Caetano

Thaisa – Vôlei – Molico/Osasco (SP)

Ponteiras

Ellen – Pinheiros (SP)

Fernanda Garay – Dinamo Krasnodar (Rússia)

Gabi Guimarães – Rexona-Ades (RJ)

Jaque Carvalho – Sesi (SP)

Mari Paraíba – Camponesa/Minas (MG)

Michelle Pavão – Brasília Vôlei (DF)

Natália Zilio – Rexona-Ades (RJ)

Rosamaria – Pinheiros (SP)

Suelle – Sesi (SP)

Líberos

Camila Brait – Molico/Osasco (SP)

Léia – Pinheiros (SP)

Sassá – Dentil/Praia Clube (MG)