A cidade de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, é um dos municípios que mais sofreram com as fortes chuvas no final de semana na região. Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura comunicou que as aulas da rede municipal foram canceladas, além das aulas da Secretaria de Esporte e Lazer. Ainda não há previsão para que estes serviços retornem.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Outros serviços, como o transporte rodoviário e o transporte da saúde, também foram suspensos devido ao bloqueio no Morro dos Cavalos, causado por uma queda de barreira no último sábado (14).

A prefeitura de Paulo Lopes informou também que a UBS Penha (Unidade Básica de Saúde) estará com o atendimento suspenso durante o período da manhã para limpeza, devido aos estragos causados pelas chuvas.

Imagens de drone mostram como está a cidade

(Vídeo: Divulgação, Prefeitura de Paulo Lopes)

Continua depois da publicidade

Paulo Lopes Decreta Situação de Emergência

Após a intensificação das chuvas na região de Paulo Lopes a prefeitura declarou Situação de Emergência nesta segunda-feira (15) de manhã. O desastre atingiu principalmente os bairros Centro e Areias, resultando no alagamento de várias residências e no deslocamento de famílias para os abrigos. Não há registro de vítimas.

Diante da necessidade urgente, a Defesa Civil abriu nessa manhã dois abrigos para atender as famílias que precisarão de remoção, no Bairro Centro e na Penha, cobrindo áreas afetadas desde o Morro Agudo até a Penha Até agora mais 20 famílias já foram atendidas em seu domicílio e no abrigo.

Alagamentos na cidade

As ruas de Paulo Lopes ficaram alagadas por conta das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina neste final de semana. Até a noite de domingo (14), os estabelecimentos do centro da cidade estavam cercados pela água. A situação está sendo monitorada pela prefeitura e pela Defesa Civil.

Segundo as atualizações publicadas no Instagram da Prefeitura de Paulo Lopes, estão em situação de alerta os seguintes bairros:

Continua depois da publicidade

  • Bom Retiro (alguns lugares sem acesso)
  • Bairro Costa do Morro
  • Morro Agudo (barreira na BR, em meia pista ou parado)
  • Bairro Penha (ruas alagadas, mas nenhuma casa teve entrada de água)
  • Tigela (alguns lugares sem acesso)
  • Ruas em direção a Sorocaba e rua da Santa Rita com grande volume de água
  • Águas Férreas (águas não baixaram ainda, locais intransitáveis)
  • Santa Rita (isolamento, especialmente para carros pequenos)

Não há nenhuma vítima. A recomendação da prefeitura é se manter em local seguro e evitar se deslocar em locais de perigo. A Defesa Civil do município pode ser acionada pelo telefone (48) 98860-3470 e os Bombeiros pelo 193.

Veja imagens de Paulo Lopes após as chuvas

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Moradores ficam ilhados e são resgatados pelos Bombeiros em Paulo Lopes

VÍDEO: Equipes atuam na limpeza no Morro dos Cavalos e filas chegam a 9 km na BR-101

Chuva forte e risco de alagamentos devem continuar em SC nesta segunda

Continua depois da publicidade